
A fábrica de automóveis da Honda de Itirapina, a 25 quilômetros de São Carlos, deve prosseguir neste ano com a renovação de suas linhas de produção com a transição para a energias renováveis e a introdução da tecnologia de veículos híbridos e no desenvolvimento de cadeia de suprimentos-chave para esses modelos. Empresa espera criar 1.700 novos empregos diretos e mais de 3.500 indiretos.
O investimento de R$ 4,2 bilhões foi anunciado há quase um ano, no dia 19 de abril de 2024. Será produzido no Brasil um novo modelo híbrido-flex de SUV, a ser lançado ainda este ano.
A montadora apresentará exclusiva tecnologia híbrida-flex da Honda, produção local da nova geração do SUV de entrada e aumento de volume de produção e geração de empregos no país. Os novos motores somarão etanol e eletricidade.
Além disso, haverá o desenvolvimento de cadeia de suprimentos-chave para esses modelos. A empresa espera, com esses investimentos, criar 1.700 novos empregos diretos e mais de 3.500 indiretos. A fábrica de Itirapina já atua com segundo turno de produção há quase um ano.
A Honda deve completar sua transição para energias renováveis até 2050, vê na tecnologia do etanol um fator de convergência com sua política de descarbonização.
NOVO CICLO – O presidente da Honda para a América do Sul, Arata Ichinose, anunciou há um ano ao presidente Lula o novo ciclo de investimentos da Honda no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu Ichinose no Palácio do Planalto.
O presidente Lula ouviu de Ichinose um histórico da presença da Honda no Brasil. A empresa começou operações no país há mais de 50 anos, mantém fábrica de motocicletas em Manaus, que já fabricou mais de 30 milhões de unidades, produção de veículos em Sumaré e Itirapina-SP e parque eólico em Xangri-La-RS, além de escritório em São Paulo. A Honda tem R$ 9 bilhões em estoque de investimentos no Brasil, considerando apenas o setor automotivo.