0 -
O entrevistado desta sexta-feira, 15, do São Carlos Agora é o candidato do Partido Verde (PV), Walcinyr Bragatto, que concorre ao cargo de prefeito nas eleições do dia 2 de outubro.
Atual vereador, Bragatto foi bem claro o que pretende, caso seja eleito prefeito para o quadriênio 2017/2020: "colocar a casa (Prefeitura) em ordem".
O candidato do PV respondeu ao questionário formulado pelo portal e dentre suas prioridades está a de "reorganizar a prefeitura em todos os aspectos administrativos: no controle financeiro, rever contratos para desfazer superfaturamentos e aditamentos irregulares. Com isso, preservaremos mais recursos para serem investidos nos serviços públicos. Estabelecer mecanismos de controle e gestão para que não haja desperdício e muito menos "sumiço" de dinheiro dos cofres públicos, situação recentemente vivida na atual administração. Planejar o orçamento e sua execução compatível com a realidade de arrecadação, endividamento e ações prioritárias. Na área de pessoal, promover o enxugamento de cargos externos, valorização dos servidores de carreira e integração administrativa das secretarias. Priorizar competências e seriedade em todos os setores".
Na sequência, segue a entrevista com Walcinyr Bragatto:
FICHA
Nome completo: Walcinyr Bragatto
Idade: 55 anos.
Formação profissional: Carreira Administrativa do Banco do Brasil S/A
Partido: Partido Verde (PV) - vereador
Coligação: Frente Reconstruir São Carlos: PV-PPL-PCdoB-REDE-PDT
Candidato a vice: Edson Ricardo de Carvalho Souza
Chapa com quantos vereadores: 32 candidatos(as).
ENTREVISTA
São Carlos Agora - Quais são as prioridades de sua plataforma eleitoral?
Walcinyr Bragatto - Botar ordem na casa: Reorganizar a prefeitura em todos os aspectos administrativos: no controle financeiro, rever contratos para desfazer superfaturamentos e aditamentos irregulares, com isso, preservaremos mais recursos para serem investidos nos serviços públicos. Estabelecer mecanismos de controle e gestão para que não haja desperdício e muito menos "sumiço" de dinheiro dos cofres públicos, situação recentemente vivida na atual administração. Planejar o orçamento e sua execução compatível com a realidade de arrecadação, endividamento e ações prioritárias. Na área de pessoal, promover o enxugamento de cargos externos, valorização dos servidores de carreira e integração administrativa das secretarias.
Atuaremos primeiramente na recuperação das vias públicas, acerto de licitação ampla e correta para o melhor transporte coletivo da cidade, investimento em mais equipes de trabalho e equipamentos para o setor de saúde.
Priorizar competências e seriedade em todos os setores.
SCA - Na segurança pública qual a meta do seu governo?
Bragatto - Nossa proposta vai ao sentido de promover a integração de todos os órgãos que trabalham na área de segurança, com a manutenção de suas atribuições específicas e comandos independentes, porém atuando de modo harmônico com o compartilhamento de estruturas, informações e ações que possam potencializar maior segurança para a população. É necessário também garantir o regular funcionamento do Conselho Municipal de Segurança Pública, efetivar um Plano de Segurança Pública com participação dasociedade civil organizada e dar mais apoio ao NAI.
Precisamos discutir ainda a melhoria da remuneração da Atividade Delegada e dar melhores condições de trabalho, instalações e equipamentos para a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito. É preciso ampliar a cultura de Vizinhança Solidária e promover maiores cuidados com a manutenção, iluminação das vias públicas e limpeza dos terrenos baldios, garantindo a segurança de quem transita.
SCA - Na educação o investimento de recursos será maior ou seguirá a mesma política dos governos do Estado e da União?
Bragatto - Na Educação onde já existe previsão legal de 25% do orçamento, valor expressivo e suficiente, teremos o cuidado de destinar os recursos com mais competência para realmente atingirmos melhores resultados. Focaremos especialmente na valorização das professoras, professores e demais servidores do setor.
Ampliaremos a execução do Plano Municipal de Educação, instrumento democrático definido com a participação efetiva dos profissionais da área que garantirá maior qualidade para nossas crianças, inclusive com educação integral a ser implantada em conjunto com demais secretarias pertinentes, Esporte, Cultura, Meio Ambiente, Saúde entre outras. Ofereceremos gestão democrática e aberta em conversas permanentes com profissionais da educação e a comunidade.
SCA - São Carlos tem hoje problemas com infra-estrutura. Ruas esburacadas e bairros sem asfalto. O que pretende realizar nos próximos quatro anos?
Bragatto - Realizaremos um amplo e eficiente programa de recuperação de nossas vias públicas, primeiramente através de intensa operação tapa-buracos pela urgência de evitar mais acidentes e prejuízos, inclusive reativando nossa Usina de Asfalto Municipal, e concomitante, iniciando o recapeamento das ruas por ordem de maior utilização e estado de degradação. Será realizado com licitação por pregão eletrônico garantindo a qualidade com maior vida útil. Parte com recursos próprios e, pelo volume elevado, outra parte com recursos obtidos junto ao Governo Estadual e Federal.
SCA - A questão pública de fornecimento de água não agrada. Tarifas consideradas elevadas para um serviço tido como deficiente. Qual a meta da administração?
Bragatto - Manteremos o Saae como serviço público, essencial à vida e atribuiremos uma gestão de qualidade tanto da água como também dos serviços prestados. Para isso ampliaremos as equipes de trabalho, os equipamentos para agilizar serviços. Faremos ampla fiscalização de ligações clandestinas. Ampliaremos uma nova Estação de Tratamento de Água e também nova Estação de Tratamento de Esgoto na região norte do município.
SCA - Ainda sobre o problema de fornecimento de água, São Carlos sofre com vazamentos de água em praticamente todos os bairros, bem como esgoto que não comporta a demanda. Há um plano para que isso seja minimizado?
Bragatto - São Carlos já tem um Plano de Saneamento, aprovado em 2013, que precisa ser implantado com urgência.Diminuiremos significativamente as perdas de água do sistema pela substituição crescente onde a rede é mais antiga e setorização das pressões nas demais regiões. Utilizaremos também recursos externos a serem captados junto ao FEHIDRO, à FUNASA, no Ministério das Cidades e Ministério de Infra Estrutura.
SCA - O esporte em São Carlos é decadente nos últimos 20 anos. Não há escolinhas de esporte em todas as modalidades e muito menos equipes de alto rendimento. Qual será o investimento nesta área?
Bragatto - Recuperaremos os espaços públicos para prática de esportes e lazer nos bairros da cidade e aumentaremos a participação de crianças, adolescentes e demais idades na recreação e prática esportiva. Promoveremos também a participação das pessoas portadoras de necessidades especiais e garantiremos equipamentos adequados para sua prática. Pra atender a toda a população, colocaremos em funcionamento Centros de Lazer e Esportes por regiões da nossa cidade.
Ampliaremos o apoio às atividades esportivas desenvolvidas por associações parceiras com projetos regularmente cadastrados através de convênios junto á prefeitura e de elevado interesse público. Vamos propor o trabalho em conjunto com as demais Secretarias Municipais, especialmente, Saúde e Educação. Ampliaremos também o quadro de profissionais de Recreação e Educação Física na rede pública municipal.
E para fomentar a formação de equipes de alto nível, investiremos em parcerias com o setor privado.
SCA - Ginásios, estádios, campos e pista de atletismo municipais estão sem conservação adequada. Haverá reformas ou construção de novas praças?
Bragatto - Espaços serão recuperados para servirem às atividades com melhores condições de uso, porém, tivemos um acentuado crescimento nos últimos anos e iremos investir também em novos centros desportivos por regiões da cidade e com recursos do Governo Estadual, bem como retomar as atividades dos Centros da Juventude. Promoveremos atividades voltadas para todas as idades.
SCA - Há carência de moradias populares. A sua administração tem ciência? Têm plano para dar oportunidade as pessoas de terem sua moradia?
Bragatto - Buscaremos parcerias junto aos governos Estadual e Federal para viabilizar mais investimentos que promovam o acesso à moradia na cidade. Iremos diagnosticar e catalogar os vazios urbanos, com o objetivo de planejar a sua ocupação conforme sua função social, e mapear as áreas onde existam moradias de risco, para subsidiar os programas de habitação popular. Também procuraremos identificar os marcos regulatórios e institucionais existentes (estrutura e práticas administrativas e de planejamento; estatuto das cidades; plano diretor; normas de zoneamento; uso e ocupação do solo) e fazê-los ser cumpridos.
Faremos uma efetiva fiscalização prévia e posterior à ocupação das casas de programas sociais para impedir o desvio de suas funções e garantir ocupação por quem é de direito, bem como fiscalizar a execução das obras de construção para garantir a devida qualidade técnica e de materiais utilizados nos programas habitacionais.
Incentivaremos o retorno de loteamentos com valores mais acessíveis e parcelados com oferta de "plantas planejadas" para construção de moradias.
SCA - O transporte público passa por transição. Como a sua administração irá encarar tal problema no sentido de dar transporte digno a população são-carlense?
Bragatto - Promoveremos a licitação ampla e aberta para que pelo menos duas empresas operem na cidade de forma planejada por setores com terminal de integração, assim garantiremos que o cidadão vá de um lugar da cidade para qualquer outro local com uma única passagem.
Exigiremos o fiel cumprimento dos termos do edital com exigência de ônibus novos ou de poucos anos de uso, com qualidade comprovada de manutenção e serviços.
Garantiremos o bom serviço e quantidade de veículos suficientes para o transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais no sistema chamado "porta a porta", além dos ônibus adaptados regulares.
Faremos tecnicamente a gestão do sistema e definição das linhas necessárias ao bom atendimento de nossa população.
Instalaremos pontos de ônibus que protejam as pessoas do sol excessivo e das chuvas, oferecendo melhores condições à todos.
SCA - O trânsito em São Carlos é caótico, principalmente nos horários de pico. Há planejamento para solucionar tal problema?
Bragatto - Ofereceremos e incentivaremos o transporte coletivo de qualidade a preços acessíveis e ambientalmente corretos.
Faremos com viabilidade legal e ambiental a interligação das marginais com demais vias na composição de anel Viário que permita maior fluidez do trânsito e diminuição da fluência de veículos pela região central, onde existem ruas mais estreitas e alguns funis de acessos a bairros. Realizaremos a obra de ampliação de vias junto a passagem da Praça Itália. Abertura da Avenida Pau Brasil ligando à Vila Nery conforme projeto já existente junto à Tapetes São Carlos, proprietária da área. Planejamento de Avenidas Largas de acessos perimetrais para várias regiões em novas aprovações de empreendimentos. Estabelecer parcerias com as Universidades para a realização de estudos e propostas de melhoria da mobilidade urbana e acessibilidade, como a instalação de novos dispositivos e ciclovias, alteração de fluxos e mãos de direção, etc.
SCA - Quanto às enchentes na baixada do Mercado Municipal e em áreas consideradas de risco. Qual a proposta da nova administração?
Bragatto - Nossa administração irá executar o "Plano Diretor de Drenagem Urbana Ambientalmente Sustentável de São Carlos", aprovado desde 2010, queficou engavetado todos estes anos.
As poucas canalizações que foram executadas no Córrego do Gregório, acima e abaixo do Mercado Municipal, por exemplo, foram executadas com a largura errada. Nas próximas chuvas no fim deste ano a rotatória do Cristo inundará novamente. Isso precisa ser revisto. Outro exemplo: não foram executados os vários piscinões previstos naquele Plano de Drenagem. Sem os piscinões, não há como amortecer as vazões de pico e não há canalização que suporte tanta água!
As diretrizes de drenagem foram esquecidas completamente pela administração atual. Iremos rever os planos aprovados e trazer de volta os recursos para a realização das obras estruturantes do sistema de drenagem.
SCA - Existem problemas na rede municipal de ensino quanto à falta de professores e de vagas. São Carlos terá mais EMEIS, CEMEIS e creches?
Bragatto - Sabemos que há, efetivamente, 948 crianças fora da escola, demanda atual por vagas na rede municipal de ensino. Promoveremos através de concursos o acesso de professoras(es) em maior quantidade para atendermos essas crianças e diminuirmos também o número de alunos por sala de aula. Ampliaremos a utilização de professores de apoio.
Ampliaremos o número de escolas municipais nas variadas faixas etárias e ofereceremos melhores condições de trabalho aos profissionais da educação.
SCA - Hoje, a classe política de uma forma geral está em baixa no País. O que você pretende fazer para trazer novamente a confiança junto à população?
Bragatto - Exercer a função de Prefeito com a mesma honestidade, seriedade e ideais de servir que sempre tive em minha vida, comprovado nos trinta e três anos de profissionalismo na Carreira Administrativa do Banco do Brasil e pela experiência de ficha limpa de 16 anos na vida pública. Formar equipe com pessoas competentes, honestas e preocupadas com o bem comum. Cumprir com os compromissos assumidos de gerenciar bem os recursos da cidade e aplicá-los em bons serviços que beneficiem toda nossa população. Dar exemplo e unir as forças e lideranças de nossa cidade para um projeto de vida melhor para todos. Exercer todo o trabalho com os princípios que regem a administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
SCA - A população terá canal aberto junto a Administração Pública? Para reivindicar e dar sugestões?
Bragatto - A administração Bragatto será voltada totalmente para a população e suas necessidades. Uma das metas da administração pública é fazer funcionar de verdade a Ouvidoria, a Corregedoria e a Controladoria Geral do Município. Manteremos canais abertos de comunicação direta com a população, instituições e todos os setores representativos da cidade. Ouviremos com muita atenção os funcionários públicos municipais, os munícipes, as universidades e os especialistas para contribuírem com o desenvolvimento social e econômico do município de São Carlos.
SCA - O país passa por grave crise econômica. Como fará para resolver a questão da falta de trabalho em São Carlos? Novas empresas são a solução?
Bragatto - Temos que valorizar as empresas já instaladas criando mecanismos de fomento, parcerias de desenvolvimento e, sem dúvida nenhuma, atrair novos empreendedores com a criação de novos centros empresariais.
Desenvolveremos o turismo cientifico, de negócios, ecológico, histórico e religioso. Apoiaremos as incubadoras de empresas de alta tecnologia e geração de oportunidades também para ações culturais que promovam novos talentos.
SCA - Cargos comissionados e/ou de confiança. A sua administração é contra ou a favor? Como será tratada esta questão durante seu mandato?
Bragatto - Nosso governo vai valorizar os servidores de carreira, eles detêm o conhecimento, a habitualidade dos serviços públicos e conhecem mais que ninguém todas as necessidades da rede pública.
Nosso governo terá o menor número possível de cargos de confiança externos, será uma administração enxuta e competente.





