sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Marquinho Amaral participa da 2ª Conferência de Economia Solidária

14 Abr 2014 - 10h37

O presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral (PSDB), participou na manhã de sábado (12) da 2ª Conferência Regional de Economia Solidária, no auditório do Paço Municipal. O evento trouxe o secretário Nacional da Economia Solidária, o professor e economista Paul Singer.

Durante o encontro também foi assinado pelo prefeito Paulo Altomani o decreto que “permite o uso, a título precário e gratuito, da Praça Dr. Christiano Altenfelder Silva (Praça XV de Novembro)”. Com isso, é permitido desenvolver, oficialmente, a Feira da Economia Solidária, bem como empreendimentos econômicos solidários, devidamente cadastrados no conselho da área.

Segundo Marquinho, ações como essas irão expandir o número de empregos, incentivando a geração de renda e o desenvolvimento de atividades, muitas vezes, pouco desenvolvidas. “A Câmara Municipal apoia a Economia Solidária e nos colocamos à disposição para incentivar projetos que estimulem a geração de empregos e renda, principalmente entre os menos favorecidos. A visita do secretário Nacional, Paul Singer traz fundamental contribuição para avançarmos cada vez mais na área em nossa cidade”, destacou.

Os parlamentares Lucão Fernandes (líder de governo na Câmara), Roselei Françoso e Ronaldo Lopes, compareceram à conferência.

Também compuseram a mesa de autoridades do evento, Participaram do evento, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira, o ex-deputado Federal, Lobbe Neto, o diretor de Apoio da Economia Solidária, Mário Luis Paulino e a integrante da executiva do Fórum de Economia Solidária de São Carlos, Cândida Maria dos Santos. 

PAUL SINGER – O secretário Nacional da pasta parabenizou a seriedade e responsabilidade com que a Prefeitura cuidou do evento, reforçando que, com isso, “alcançaremos novos objetivos sempre”. Durante coletiva de imprensa, Singer disse que São Carlos é um bom exemplo de economia solidária porque envolve as universidades, o que é estratégico, em sua opinião. “Com o incentivo do Poder Público, com sua força industrial e universitária, a cidade irá crescer na área da Economia Solidária”, apontou.

Segundo ele, a economia solidária é a forma mais democrática de economia, destacando os bancos comunitários que ajudam no desenvolvimento de comunidades carentes.

Altomani disse que a Prefeitura, com o apoio do Fundo Social Amai-vos, incentiva a economia solidária, oferecendo cursos que garantam a independência financeira, como cursos de beleza, construção civil e padaria artesanal, e ainda o apoio do Banco do Povo. 

CONFERÊNCIA – A 2ª Conferência realizada em São Carlos é preparatória para o evento nacional que acontecerá em Brasília no segundo semestre de 2014. A proposta é elaborar planos relativos às respectivas abrangências e estabelecer suas interações, bem como elaborar proposições para o Plano Nacional.

Leia Também

Últimas Notícias