sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Há um ano, São Carlos enfrentava uma das piores enchentes de sua história

Em pouco mais de uma hora choveu o equivalente a 138 milímetros. Região mais afetada foi a baixada do Mercado Municipal.

26 Nov 2021 - 06h32Por Redação São Carlos Agora
Temporal causou muitos estragos na região da baixada do Mercado Municipal - Crédito: arquivo SCATemporal causou muitos estragos na região da baixada do Mercado Municipal - Crédito: arquivo SCA

Há exatamente 1 ano, São Carlos era castigada por uma das piores enchentes de sua história. Para os comerciantes, era véspera da tão esperada Black Friday. Em poucos minutos a região da baixada do Mercado Municipal foi tomada pela água. Carros foram arrastados se amontoaram. Lojas foram invadidas pela correnteza. Uma câmera de segurança registrou um pai sendo arrastado junto com o filho no colo. As imagens correram o Brasil e o mundo. Segundo a Defesa Civil, naquele dia, em pouco mais de uma hora choveu o equivalente a 138 milímetros.

O temporal provocou estragos em vários pontos da cidade. Segundo a associação comercial, 130 estabelecimentos foram atingidos na baixada do Mercado Municipal. Na rua Episcopal, o asfalto foi arrancado em frente a Casas Bahia.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, 38 casas foram alagadas no Jardim Bicão e Lagoa Serena. Duas tiveram perda total.

Uma das cenas mais marcantes foi a de um homem sendo arrastado pela correnteza junto com o filho.

Somente o Corpo de Bombeiros resgatou mais de 150 pessoas, entre elas gestantes, portadores de necessidades especiais e várias crianças.

A rotatória do Cristo e o CDHU da Vila Isabel também registraram alagamentos.

A água também invadiu a UPA da Vila Prado que precisou interromper o atendimento.

Em solidariedade, os prefeitos de Araraquara, Ibaté e Descalvado enviaram ajuda para São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias