terça, 05 de julho de 2022
Região

Sem neurocirurgiões, Santa Casa de Araraquara transfere pacientes para São Carlos

Hospital enfrenta dificuldades financeiras.

12 Mai 2022 - 15h51Por Redação São Carlos Agora
Santa Casa de Araraquara - Crédito: divulgaçãoSanta Casa de Araraquara - Crédito: divulgação

Com a demissão da sua equipe de neurocirurgiões, cujos trabalhos foram finalizados no dia 06 de abril, a Santa Casa de Araraquara está transferindo seus pacientes para a Santa Casa de São Carlos onde são feitos os procedimentos.

Em nota a Santa Casa de Araraquara explicou ao portal RCIA que – pelo menos 15 procedimentos de neurocirurgia de urgência por mês vinham sendo efetuados pelo hospital, no entanto não explicou as razões do desligamento da equipe médica.

Em março de 2022, diz a Santa Casa de Araraquara, respeitando os prazos de antecedência para esse tipo de comunicação, a administração do hospital informou o Departamento Regional de Saúde (DRS III Araraquara), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Araraquara e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp Araraquara) que o hospital não teria, temporariamente, a partir de 6 de abril de 2022, como oferecer o serviço de neurocirurgia devido à rescisão contratual da equipe médica especialista que realizava os procedimentos.

Por conta disso a Secretaria Municipal de Saúde que é a gestora SUS (Sistema Único de Saúde), e a DRS III Araraquara tiveram que agir rapidamente, realocando os atendimentos para São Carlos. Ao mesmo tempo, o hospital está buscando contratar uma nova equipe da especialidade, mas até o momento ainda não teve êxito.

A Santa Casa diz através de sua assessoria de imprensa que a oferta de profissionais especialistas é muito baixa, o que tem dificultado a recomposição.

“A continuidade do serviço depende diretamente dessa contratação, por isso não há prazo por enquanto para a retomada das atividades”, completa a nota da Santa Casa.

Nota enviada pela Santa Casa de São Carlos 

A Santa Casa de São Carlos tem hoje 26 pacientes internados para tratamento pela especialidade de neurocirurgia, porém somente 9 pacientes são residentes da Região Coração (região para a qual a Santa Casa de São Carlos é referência), que inclui as cidades de São Carlos, Porto Ferreira, Ibaté, Dourado, Descalvado e Ribeirão Bonito. 

Esses números mostram o impacto da interrupção de atendimento pela especialidade neurocirurgia na Santa Casa de Araraquara.

Essa demanda sobrecarrega a Santa Casa de São Carlos, com redução das vagas para pacientes do município e para patologias da qual é referência. A Santa Casa no momento não recebeu nenhum incentivo financeiro para o tratamento desses pacientes.

Leia Também

Últimas Notícias