(16) 99963-6036
sábado, 13 de dezembro de 2025
Progresso Social

Conheça a cidade a 75 km de São Carlos eleita a melhor do Brasil para se viver

01 Jun 2025 - 14h28Por Gabriel Peixoto
Gavião Peixoto foi escolhida pelo segundo ano consecutivo a melhor cidade para se viver no Brasil - Crédito: divulgaçãoGavião Peixoto foi escolhida pelo segundo ano consecutivo a melhor cidade para se viver no Brasil - Crédito: divulgação

Gavião Peixoto, localizada a cerca de 75 km de São Carlos, foi novamente reconhecida como a melhor cidade brasileira para se viver, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) 2025, divulgado nesta quinta-feira (29). É o segundo ano consecutivo que o município lidera o ranking nacional, consolidando sua posição de destaque entre os 5.570 municípios do país.

Com nota 73,6 numa escala de 0 a 100, Gavião Peixoto se mantém no topo ao se destacar nos 57 indicadores sociais e ambientais avaliados pelo índice. Conhecida como a Cidade de Asas, por sediar a unidade da Embraer, o município colhe os frutos de um modelo de desenvolvimento voltado à qualidade de vida da população.

Na segunda e terceira posições aparecem, respectivamente, Gabriel Monteiro (SP) e Jundiaí (SP). Entre os 20 municípios mais bem avaliados, 14 estão no interior paulista. Apenas três capitais figuram entre os primeiros colocados: Curitiba (PR), Brasília (DF) e Campo Grande (MS).

O IPS Brasil é resultado de uma parceria entre Imazon, Fundação Avina, Amazônia 2030, Anattá, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e a Social Progress Imperative. Os dados utilizados na elaboração do índice vêm de fontes confiáveis como DataSUS, CadÚnico, Anatel, além de iniciativas como MapBiomas e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde.

Diferente de indicadores puramente econômicos, como o PIB e o IDH, o IPS foca nos impactos reais que políticas públicas e condições ambientais têm sobre a vida das pessoas. Os indicadores são agrupados em três dimensões principais: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades.

A edição 2025 traz ainda cinco novos critérios: consumo de alimentos ultraprocessados, resposta ao benefício previdenciário, resposta a processos familiares, índice de vulnerabilidade das famílias e famílias em situação de rua.

O prefeito Adriano Marçal celebrou a conquista:

“Este é o resultado de um trabalho e esforço conjunto entre o poder público e a população. Pelo segundo ano seguido, somos referência em qualidade de vida para todo o Brasil. Parabéns, Gavião Peixoto! Essa conquista é de todos nós.”

Leia Também

Últimas Notícias