quinta, 10 de outubro de 2024
Combate à criminalidade

Guarda Municipal realiza 160 atendimentos de medida protetiva e violência doméstica em 2023

O último caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 24

24 Fev 2023 - 12h51Por Redação
Guarda Municipal realiza 160 atendimentos de medida protetiva e violência doméstica em 2023 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Guarda Municipal (GM), órgão subordinado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, já realizou 160 atendimentos entre medidas protetivas e situações de violência doméstica somente em 2023.

O último caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 24, em que uma mulher de 34 anos sofreu uma tentativa de feminicídio pelo ex-marido no Jardim Zavaglia. Na oportunidade, ela ligou para o 153 da Guarda Municipal pedindo socorro, mas apenas conseguiu passar seu endereço antes que o agressor tomasse o telefone celular. Minutos depois, profissionais da GM chegaram ao local e encontraram a vítima sendo espancada e enforcada, no entanto, detiveram o infrator por violência doméstica e evitaram a morte da mulher.

De acordo com Michael Yabuki, comandante da Guarda Municipal, o rápido trabalho da corporação foi determinante para que São Carlos não registrasse mais um óbito. “A vítima era uma mulher que já era atendida pela Patrulha Maria da Penha e tinha uma Medida Protetiva contra o ex-marido. Em torno das 2h40, ela escutou este indivíduo entrando em sua residência e fez contato com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal, que rapidamente deslocou viaturas e logrou êxito em deter este indivíduo. Ele foi flagrado tentando enforcar a vítima, foi para cima das guarnições e foi feito uso moderado da força para poder detê-lo e encaminhá-lo à Central de Polícia Judiciária (CPJ)”, disse Michael.

O comandante também destacou o trabalho da Guarda Municipal no tocante às orientações à mulher agredida, que continuará sendo assistida pelos serviços públicos do município. “A vítima ficou aos cuidados da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e, posteriormente, orientada a ir à assistência social para poder receber o auxílio psicológico necessário para progredir na sua vida”, finaliza.

Até o momento, desde o dia 1º de janeiro até esta sexta-feira, 24, São Carlos já registrou 156 ocorrências de Medida Protetiva – 89 atendimentos em janeiro e 67 em fevereiro – e 4 de violência doméstica – dois em cada mês. Dos casos de violência doméstica, em que o infrator é denunciado por ser flagrado agredindo a vítima, dois conseguiram evadir do local do crime e dois foram conduzidos à CPJ.

Leia Também

Últimas Notícias