Menu
terça, 11 de maio de 2021
Qualidade de vida + amor ao próximo

A “onda do bem” atinge o esporte são-carlense e handebol feminino abraça a solidariedade

Em época de pandemia da Covid-19, H7 Esportes/La Salle integram ação social e anunciam campanha para arrecadar alimentos

20 Abr 2021 - 08h26Por Marcos Escrivani
Atleta do handebol feminino treina: qualidade de vida e coração solidário - Crédito: DivulgaçãoAtleta do handebol feminino treina: qualidade de vida e coração solidário - Crédito: Divulgação

Não é somente esporte, não é apenas handebol. É a preocupação em proporcionar qualidade de vida para quem pratica atividades esportivas e, paralelamente, formar cidadãs. Mas não única e exclusivamente cidadãs. Seres humanos solidários e preocupados com o bem estar dos próximos.

Com esta filosofia de vida, o H7 Esportes/La Salle, time de handebol feminino de São Carlos está sendo o pioneiro, após um ano de pandemia da Covid-19, a abraçar a causa da solidariedade. Assim, 18 atletas que compõem a equipe principal, mais o técnico Antonio Carlos Rodrigues passaram a integrar a ação social “Km Solidário”, onde cada participante “doa” os quilômetros que percorreram através de treinos diários e que são revertidos em dinheiro que irá auxiliar instituições filantrópicas cadastradas no site https://kmsolidario.com.br/.

Mas o time feminino não para por ai. Segundo Antonio Carlos a equipe estuda uma campanha solidária em São Carlos onde visa arrecadar alimentos e destinar para famílias carentes da cidade. “Nos próximos dias vamos realizar uma reunião (virtual) para organizar o retorno às atividades obedecendo todos os protocolos de segurança e tratar ainda desta campanha. Está na pauta uma ação social onde pretendemos arrecadar alimentos junto à comunidade em geral”, comentou o técnico.

A INICIATIVA

Antonio Carlos disse que a iniciativa de integrar uma ação social começou quando uma jogadora USP São Carlos, Karina Yumi da Cruz tomou conhecimento que as atletas da H7 Esportes/La Salle realizavam treinamentos remotos e por ela conhecer o Km Solidário e comentou a possibilidade do time são-carlense participar.

“Elas realizavam (e realizam) treinos caseiros e para que pudesse integrar esta ação, bastava baixar um aplicativo no celular ou mesmo no CPU do computador e sincronizados em um relógio próprio para treinos. Assim os quilômetros percorridos são contabilizados. É oportuno dizer que esta ação é aberta a todas as pessoas. Não precisa ser atleta. Basta ter atividades regulares (correr, pedalar ou nadar), baixar o aplicativo. Assim os quilômetros percorridos são “doados”, transformados em dinheiro e doados para entidades filantrópicas cadastradas na campanha”, comentou o treinador são-carlense.

CONSCIÊNCIA HUMANITÁRIA

Com a ideia lançada e abraçada por todas as atletas e pelo técnico, o H7 Esportes/La Salle é a primeira equipe são-carlense que treina e realiza uma campanha social. “As jogadoras já treinavam em casa. E agora passaram a integrar uma causa social. A comissão técnica (eu, a fisioterapeuta Isabela Bianchini Maroldi, a estagiária Melanie Guillen) passa os treinos e todas, com a segurança necessária, treinam sozinhas e em locais isolados”, assegurou.

Indagado sobre o legado que fica para a formação do caráter das atletas, orgulhoso, Antonio Carlos não titubeou na resposta. “Desde as atividades na escolinha, trabalhamos a formação delas. A possibilidade de mudar a vida das pessoas. Poder ter qualidade de vida e consciência humanitária. Esta é uma oportunidade. É unir o útil ao agradável. E a iniciativa partiu dessas meninas que são de ouro. Me sinto gratificado e recompensado por poder trabalhar com seres humanos maravilhosos”, disse o técnico.

COMPETIÇÕES

Em 2021, a perspectiva é que os campeonatos oficiais iniciem no segundo semestre. Por ora, as atletas treinam em casa e a perspectiva é de nas próximas semanas possam recomeçar os treinos presenciais.

A Federação Paulista de Handebol sinalizou que o Campeonato Paulista comece em setembro, desde que a vacinação da população avance e a pandemia da Covid-19 esteja mais controlada no Estado de São Paulo, bem como em todo o país.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias