sexta, 29 de março de 2024
Atividades gratuitas

Biblioteca Comunitária da UFSCar comemora 23 anos com programação cultural

11 Ago 2018 - 11h36Por Redação
Biblioteca Comunitária da UFSCar comemora 23 anos com programação cultural - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Em comemoração ao seu aniversário de 23 anos, celebrado no dia 17 de agosto, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove uma série de atividades culturais. A abertura da programação especial será na segunda-feira, dia 13 de agosto, com a instalação de um cenário comemorativo, às 11 horas. No dia 14 de agosto, a BCo recebe, às 19h30, a apresentação da Big Boom Orchestra, composta por 21 integrantes - alunos, ex-alunos e docentes da UFSCar, além de músicos da cidade de São Carlos e região.

Já no dia 16, acontece na Biblioteca, a partir das 14h30, o Café Filosófico com o tema "A louca da casa: imaginação, entusiasmo e razão na Filosofia Moderna", conduzido por Fernão de Oliveira Salles, docente do Departamento de Filosofia (DFil) da UFSCar. Salles é professor de Filosofia Moderna e especialista nos filósofos David Hume e Étienne Bonnot de Condillac. No mesmo dia, haverá apresentações da peça de teatro "A Ciência que Ri", do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica, do Departamento de Química (DQ) da UFSCar. No espetáculo, Kriptônia e Xenônio - ela cientista e ele, que nunca teve a oportunidade de estudar - mostram a importância da ciência para o exercício da cidadania. A história é lúdica, com experimentos químicos e materiais vítreos. As apresentações serão às 8 e às 16 horas.

No dia do aniversário da BCo, 17/8, haverá a apresentação musical do Grupo Olhares, projeto de extensão de educação inclusiva - também do Núcleo Ouroboros - que, entre diversas músicas, tocará "Parabéns a você". O evento acontece a partir das 15h30. Dando continuidade às ações comemorativas, nos dias 20 e 21 de agosto será realizado o ComicSanca 2018, encontro de colecionadores de quadrinhos, com palestras, oficinas e exposições voltadas aos amantes das histórias em quadrinhos. A programação completa do ComicSanca será divulgada em breve na página do evento no Facebook (http://bit.ly/2MfUFVr).

Já no dia 27/8, o 1º Encontro de Editores Científicos (EnEC) vai reunir editores de periódicos científicos sediados na UFSCar e outras universidades da região, alunos e funcionários que tenham participação no processo de editoração, bibliotecários e demais pessoas interessadas. Além disso, durante todo o mês de agosto, a BCo recepcionará estudantes da rede de ensino de São Carlos para visitas monitoradas ao acervo, e está disponível no saguão principal da Biblioteca a exposição de esculturas "Influências Afro", de autoria da artista plástica e arteterapeuta Drika Nascimento.

Todas as atividades acontecem nas dependências da Biblioteca Comunitária, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, são gratuitas, abertas ao público e sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser consultadas na página da Biblioteca no Facebook (www.facebook.com/BCoUFSCar).

Leia Também

Últimas Notícias