0 -
O candidato a Prefeito pelo PSOL, Dante Peixoto, esteve na manhã desta sexta-feira, 16, junto dos candidatos a vereador João Biancolin, Edinho Araújo e Cibele Ferreira na porta do Saae da Avenida Getúlio Vargas e conversou com as trabalhadoras e trabalhadores que chegavam para o serviço.
Durante a conversa com os funcionários, Dante destacou sua defesa intransigente do Saae público e a importância de existir um governo e uma câmara municipal que estejam dispostos a não abrir mão desse patrimônio público da cidade. Para Dante, "esse patrimônio foi construído com o trabalho das servidoras e servidores e com o dinheiro da população. Não faz sentido repassar essa estrutura para uma empresa lucrar em cima de direitos básicos da população como o saneamento básico".
Outro ponto abordado por Dante e os candidatos a vereador foi a indicação de cargos comissionados, incluindo a presidência da autarquia. Para Dante, a nomeação dos cargos de confiança deveriam ter uma outra lógica, não sendo essas pessoas exclusivamente de confiança do Prefeito e do governo, mas sim da população e dos servidores municipais. "Queremos envolver os servidores no processo de escolha das chefias dos setores do SAAE, incluindo o presidente, dando preferência para que os próprios funcionários públicos e pessoas que tenham conhecimento do aparelho público assumam essas posições de liderança. Queremos valorizar e reconhecer de verdade o servidor público do município", disse Dante.
Dante comentou também que envolver os funcionários no processo de escolha das chefias contribui para superar a perseguição e os assédios moral e sexual aos trabalhadores, tão comum no atual governo, já que seriam servidores concursados que assumiriam esses cargos. Isso não diminui a necessidade de construir uma legislação municipal que dê respaldo para o servidor público não sofrer esse tipo de situação como percebemos acontecer, o que seria outra ação imediata do seu governo.





