(16) 99963-6036
domingo, 14 de dezembro de 2025
Saúde pública

UPA da Zona Leste deve ser construída na antiga Fazenda Hotel

João Muller ressalta que nova unidade de atendimento de urgência vai desafogar o atendimento na UPA do Santa Felícia

06 Mai 2025 - 16h41Por Da redação
UPA: unidade é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, e integra a rede de serviços pré-hospitalares fixos  - Crédito: Foto: Marcelo Pereira/SECOM/Agência BrasilUPA: unidade é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, e integra a rede de serviços pré-hospitalares fixos - Crédito: Foto: Marcelo Pereira/SECOM/Agência Brasil

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste deve ser construída no local onde existia antigamente a Fazenda Hotel, ao lado da FADISC (Faculdade de Direito de São Carlos), nas proximidades do Jardim Sabará na Rua Marino da Costa Terra. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira, 6 de maio, pelo assessor de Infraestrutura Urbana do prefeito Netto Donato, João Muller.
“Temos debatido com o prefeito Netto e já existe um projeto para a construção da UPA da Zona Leste no antigo Fazenda Hotel. Esta nova UPA vai desafogar totalmente a demanda pelos serviços da UPA do Santa Felícia. Hoje todos os moradores de Douradinho, São Rafael, Maria Estela Fagá, Tangará, Munique, Coqueiros e São Carlos 8 procuram a UPA do Santa Felícia para atendimento de emergência”, destaca Muller. 

O anúncio foi feito durante entrevista de Muller à emissora de rádio Jovem Pan FM. A construção da UPA da Zona Leste foi um compromisso assumido pelo então candidato Netto e consta do seu plano de governo. A UPA da Zona Leste é um projeto que existe desde o período em que foram construídas as duas primeiras UPAs de São Carlos (Vila Prado e Santa Felícia) nos governos dos prefeitos Oswaldo Barba e Paulo Altomani. A terceira UPA foi inaugurada no governo do prefeito Airton Garcia. 

O QUE É UMA UPA - A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, e integra a rede de serviços pré-hospitalares fixos para o atendimento às urgências.

Presta atendimento resolutivo e qualificado a pacientes com condições clínicas graves e não graves, além de prestar o primeiro atendimento a casos cirúrgicos e traumáticos, estabilizando os pacientes e conduzindo a avaliação diagnóstica inicial para determinar a conduta adequada, garantindo o encaminhamento dos pacientes que necessitam de tratamento em outras unidades de referência.

 A UPA 24h opera ininterruptamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, com uma equipe multiprofissional qualificada e adaptada às demandas específicas de cada região, encaminhando os pacientes para internação em hospitais de retaguarda, garantindo a continuidade do cuidado por meio da regulação do acesso assistencial.
O componente concentra os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, integrando-se com a atenção básica, hospitalar, domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192, formando uma rede de assistência organizada e integrada.

IMPLANTAÇÃO - A definição de implantação de uma UPA 24h, em dada região de saúde, passa pelos Planos de Ação Regional de Atenção as Urgências, que são amplamente discutidos e aprovados na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e posterior encaminhamento ao Ministério da Saúde. Na construção deste Plano são discutidos todos os equipamentos de serviços disponíveis e as demandas por novas Unidades de Saúde locais.
O pleito deve fazer parte dos estudos locais, regionais e estaduais e na medida da existência de recursos orçamentários tanto do município quanto do Estado e União serão atendidos com a execução dos Planos, se aprovados.
Trabalhador manuseando barras de ferro em uma obra de construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

HABILITAÇÃO - O processo de habilitação de uma UPA 24h é realizado junto à Secretaria Estadual de Saúde de sua região, tendo em vista a publicação da Portaria GM/MS 1.997, de 24 de novembro de 2023, que descentralizou os procedimentos de habilitação, cabendo agora às Secretarias Estaduais de Saúde a análise e aprovação dos requerimentos de serviços na rede de urgência, bem como o encaminhamento ao Ministério da Saúde para homologação a ser realizada por meio do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS).

QUALIFICAÇÃO - É o processo pelo qual o serviço já homologado cumpre requisitos de qualificação estabelecidos em Portaria, passando a fazer jus a um incremento dos valores de custeio. A qualificação deve ser renovada a cada 03 anos mediante novo processo de avaliação pela CGURG, após aprovação de solicitação cadastrada no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS).

Veja exemplos de quando o cidadão deve procurar uma UPA 24h:
Febre alta, acima de 39ºC;
Fraturas e cortes com pouco sangramento;
Infarto e derrame;
Queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura;
Cólicas renais;
Falta de ar intensa;
Crises Convulsivas;
Dores fortes no peito;
Vômito constante.
Implantação

Leia Também

Últimas Notícias