quinta, 28 de março de 2024
Cidade

UFSCar está entre as 10 melhores universidades do País, segundo o MEC

Resultado do Índice Geral de Cursos reforça qualidade do ensino oferecido pela Instituição

29 Nov 2017 - 16h57
UFSCar está entre as 10 melhores universidades do País, segundo o MEC  -

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está entre as 10 melhores universidades brasileiras, segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC) divulgada oficialmente nesta terça-feira, dia 27 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A Universidade atingiu a nota máxima (5) no ICG (Índice Geral de Cursos), indicador de qualidade do Ensino Superior.

O cálculo do IGC leva em conta resultados de três anos de avaliações da Instituição, considerando a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), um indicador de qualidade da graduação, e a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). 

No cálculo do CPC são considerados, além do desempenho de estudantes aferido pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), insumos referentes às condições de oferta, incluindo corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

A colocação no ranking do MEC leva em conta, além da nota 5, o IGC contínuo, que coloca a UFSCar na décima posição entre as 12 universidades que receberam a nota máxima, todas elas públicas. Nesta edição, foram avaliadas 2.132 instituições de Ensino Superior brasileiras.

Leia Também

Últimas Notícias