Nesta quinta-feira, 1º, será realizado o evento de lançamento da plataforma virtual "Observa Sanca: observatório de difusão do conhecimento para ações transformadoras". O Observa Sanca visa disseminar e tornar acessíveis informações sobre o município de São Carlos e região, a partir do conhecimento produzido na universidade e em outras instituições locais e órgãos governamentais.
A iniciativa vem sendo desenvolvida pela UFSCar, por meio dos departamentos de Ciências Ambientais (DCAm) e de Hidrobiologia (DHb), e pela USP, por meio do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), com o apoio das pró-reitorias de extensão de ambas universidades. A missão é apoiar a tomada de decisão, replicando inovação, fomentando políticas públicas e inspirando pessoas para a realização de ações educativas e transformadoras para a sociedade. As instituições realizadoras esperam ampliar parcerias e a rede de instituições envolvidas.
"A ideia da plataforma Observa Sanca surgiu em 2020", conta a professora Renata Bovo Peres, do DCAm/UFSCar, uma das coordenadoras da iniciativa. "Muitos grupos que se conheciam e que produziam informações sobre São Carlos e região resolveram se unir para disponibilizar o conhecimento em um só espaço, e para que essas informações pudessem contribuir para toda a sociedade e ter um potencial maior de alcance e de uso", complementa.
Ela explica que a plataforma Observa Sanca estará dividida em três tipos de conteúdos: imagens, mapas e textos. Será possível ter acesso a mapas do município de São Carlos sobre relevo, geologia, usos do solo, vegetação, aspectos socioeconômicos, viários, entre outros. Na parte de textos, serão disponibilizados documentos escritos, como artigos científicos, trabalhos técnicos, projetos, leis, notícias etc. "Enfim, um conjunto de informações sobre a cidade estará aglutinado em um só espaço. Além disso, também serão disponibilizados links de outras instituições que produzem informações relevantes do município", afirma a docente. A plataforma poderá ser acessada por todas as pessoas interessadas a partir do dia 2 de dezembro, após o evento de lançamento.
O projeto vem sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de Computação, Biblioteconomia, Ciências Ambientais, Urbanismo, Comunicação, Pedagogia, entre outras áreas. "Há mais de um ano essa equipe vem estudando e fazendo uma curadoria para alimentar a plataforma da melhor maneira, com dados e informações confiáveis e com as devidas referências e metadados, que são, por exemplo, a fonte, o ano, os autores etc.", detalha a professora da UFSCar. Segundo Peres, as atualizações serão feitas pela equipe que compôs um sistema de inserção de novas informações. "Além disso, no site do Observa Sanca, a comunidade também será convidada a compartilhar documentos, imagens, mapas e outras formas de linguagem e comunicação, como poemas, depoimentos, desenhos etc. Caso o usuário tenha interesse em fazê-lo, basta enviar um e-mail para observasanca@ufscar.br, disponibilizando estas informações, juntamente com os seus metadados", convida a professora.
O evento de lançamento da plataforma Observa Sanca é gratuito, aberto ao público e ocorre presencialmente às 19 horas, no Auditório do CDCC da USP (localizado na Rua Nove de Julho, 1.227, Centro, São Carlos). "Essa ocasião, para nós, também será uma etapa importante para ouvirmos sugestões e aperfeiçoamentos", ressalta Peres. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail observasanca@ufscar.br ou com a professora Renata Peres pelo e-mail renataperes@ufscar.br.