(16) 99963-6036
segunda, 11 de maio de 2026
Investimentos

São Carlos pode ter mais dois cemitérios particulares

Os cemitérios ficariam na Aparecidinha da Babilônia e em uma área na região do Santa Felícia, informou João Muller

19 Nov 2019 - 09h41Por Redação São Carlos Agora
Cemitério Nossa Senhora do Carmo está com a capacidade de sepultamentos a se esgotar em São Carlos - Crédito: Arquivo/SCACemitério Nossa Senhora do Carmo está com a capacidade de sepultamentos a se esgotar em São Carlos - Crédito: Arquivo/SCA

O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Muller, confirmou que a iniciativa privada estuda a construção de dois cemitérios em São Carlos. Um dos empreendimentos está ligado à Igreja Católica. Os bispos Dom Paulo Cezar Costa e Eduardo Malaspina procuraram a Prefeitura para obterem informações sobre o assunto. O cemitério ficaria numa área na Aparecidinha da Babilônia.

Investidores do Grupo Água Santa, controlado pela Raizen e Rumo, esta última no segmento ferroviário, estuda uma composição com parceiros na construção de um cemitério com crematório em área da Zona Oeste de São Carlos, perto da Oásis Eventos.

“O cemitério Santo Antônio, na Vila Prado, está com a capacidade esgotada; o Nossa Senhora do Carmo tem pouco mais de mil vagas e temos um particular, que é o Jardim da Paz, no Aracy. Os cemitérios públicos devem esgotar a sua capacidade em um ano e meio, aproximadamente”, destacou.

8 milhões de m²

O grupo Água Santa tem uma área de 8 milhões de m² no grande Santa Felícia. “Esse grupo já entrou com pedido de diretrizes para a construção de um cemitério. Sobre a igreja Católica, os bispos manifestaram interesse em construírem cemitério na Aparecidinha. Eles têm 10 alqueires na região. É claro que eles precisam obter as diretrizes e os documentos que atestam a permissão para a construção do cemitério”, afirmou João Muller.

Muller ponderou que para a construção de cemitérios há, assim como outros empreendimentos, um processo burocrático que pode demorar alguns anos à viabilização. “Eu acho que estamos no caminho certo e quem sabe, no começo de 2020, poderemos anunciar a construção de um ou dois cemitérios em São Carlos”, observou o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano. “O município não tem condições de construir um novo cemitério, então cabe à iniciativa privada esta atividade. Em 60 dias, o Grupo Água Santa deve dar a resposta definitiva sobre a intenção de se investir em um cemitério particular”, concluiu João Muller.

Leia Também

Últimas Notícias