
Uma ação integrada envolvendo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos, a Secretaria de Conservação e Qualidade Urbana e a São Carlos Ambiental foi realizada nesta sexta-feira (9) para enfrentar o descarte irregular de resíduos no cruzamento das ruas Ozório Augusto de Carvalho e Professora Luiza Galvão, no Jardim Embaré III.
O ponto é considerado crítico e recorrente para o descarte ilegal. Desde novembro de 2025, o SAAE vinha adotando medidas para solucionar o problema. Durante a semana, um fiscal ambiental esteve no local para identificar os responsáveis e, nesta sexta-feira, foi feita a limpeza completa da área.
Também está prevista a retirada dos contêineres instalados anteriormente. Como a região conta com coleta domiciliar regular, não há necessidade de mantê-los. Além disso, serão instaladas placas de sinalização informando a proibição do descarte irregular.
Durante a ação, foram encontrados sofás, colchões, restos de obras, armários e até resíduos de animais mortos, além de forte mau cheiro — situação que evidencia a falta de conscientização e o impacto negativo ao espaço público.
Descarte irregular é crime
O descarte irregular de lixo doméstico, entulho, eletrônicos e outros resíduos em vias públicas, terrenos baldios, rios ou áreas abertas configura crime ambiental, sujeito a multas e outras penalidades. A prática traz riscos à saúde pública, favorece a proliferação de vetores de doenças e causa danos ao meio ambiente, como a poluição do solo e da água.
O SAAE informa que os pontos mais críticos do município já foram mapeados e recebem atenção especial. Mesmo com fiscalização e a existência de seis Ecopontos, o comportamento irregular ainda persiste.
A população pode colaborar encaminhando fotos e informações que auxiliem na identificação de veículos e responsáveis. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 300 1520, que também atende via WhatsApp, ou presencialmente nas unidades do SAAE.
“A colaboração da população é fundamental para garantir a destinação correta dos resíduos e combater práticas que prejudicam o meio ambiente e a saúde pública. Quando cada cidadão faz a sua parte, contribuímos para uma cidade mais limpa e com mais qualidade de vida”, afirmou o presidente do SAAE, Derike Contri.
Descarte correto nos Ecopontos
São Carlos conta com seis Ecopontos para a entrega voluntária e gratuita de resíduos que não devem ser colocados na coleta comum. Neles, é permitido descartar:
-
Resíduos da construção civil (RCC);
-
Podas e cortes de árvores;
-
Resíduos volumosos (sofás, poltronas, armários, mesas);
-
Eletroeletrônicos, pneus e recicláveis (papel, papelão e plástico).
Não é permitido o descarte de pilhas e baterias, gesso, amianto, recipientes de agrotóxicos, solventes, óleos e outros resíduos perigosos. O limite diário para resíduos volumosos é de até 1 m³. Volumes maiores e materiais perigosos exigem contratação de serviço particular autorizado.
Endereços dos Ecopontos
-
São Carlos VIII: Rua Capitão Luiz Brandão, 1847 (esq. Av. Cônego A. Volpe)
-
Jardim Paulistano: Rua Indalécio de Campos Pereira, 1120 (esq. Rua Américo J. Canhoto)
-
Jardim Medeiros: Rua Aristodemo Pelegrini, s/n (esq. Rua João Genovez)
-
Vida Nova (Planalto Verde): Av. Regit Arab, 1205
-
Jardim Ipanema: Rua Miguel Petrucelli, s/n
-
Cidade Aracy: Av. Arnoldo Almeida Pires, 1.507
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h.







