sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Roda de conversa marca o Dia do Combate ao Abuso Infantil

Uma grande ação de conscientização será realizada no dia 28 de maio

18 Mai 2018 - 22h19
Roda de conversa marca o Dia do Combate ao Abuso Infantil -

Uma roda de conversa com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), nesta sexta-feira (18), marcou o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil e definiu as ações para o combate em São Carlos.

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, vai lançar no dia 28 de maio, a Campanha “Não pode!”. “Vamos fazer uma grande movimentação de enfrentamento da situação de exploração e violência sexual infantil. É extremamente importante que a gente fale sobre isso. Precisamos evitar sofrimentos futuros. O assunto é muito complexo e grave. Hoje, começamos com uma roda de conversa, também estamos preparando uma exposição itinerante, envolvendo todas as secretarias para que a gente consiga ter essa temática em diferentes frentes de trabalho”, afirmou Glaziela Solfa, secretária de Cidadania e Assistência Social.

Na cidade, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) é a referência no atendimento de famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. “Hoje, a dificuldade nos casos de abuso e violência sexual é a notificação, é como essa pessoa pode chegar aos órgãos de proteção e defesa dos direitos. Há uma subnotificação dos casos, então é preciso falar sobre o assunto, orientar as pessoas que em caso de suspeita é necessário denunciar, seja por telefone, o disque 100, ou pessoalmente, em uma delegacia ou Conselho Tutelar. São essas instituições que vão acionar toda a rede de proteção para apoio da criança e da família que sofreram a violação e o CREAS é uma delas”, explicou Andrea Gobato Quintavale, psicóloga e chefe da Seção da Criança e do Adolescente em Situação de Riscos.

O lançamento da Campanha está previsto para o dia 28 de maio, no Paço Municipal.

 

Dia 18 de Maio - Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência. 

Leia Também

Últimas Notícias