quinta, 28 de março de 2024
Educação

Reportagem sobre matemática produzida pelo ICMC e pelo Jornal da USP é premiada

10 Ago 2018 - 09h41Por Redação
Reportagem sobre matemática produzida pelo ICMC e pelo Jornal da USP é premiada - Crédito: Phillipo Lappicy Crédito: Phillipo Lappicy

Nesta quinta-feira, 9, foram anunciados os vencedores do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo. A série de reportagens A matemática está em tudo!, produzida por meio de uma parceria entre o Jornal da USP e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, conquistou o terceiro lugar na categoria Matemática.

Sob coordenação da jornalista Denise Casatti, analista de comunicação do ICMC, a série traz matérias em texto, vídeo e áudio sobre pesquisas e projetos desenvolvidos na área, além de artigos de especialistas e histórias de estudantes que participaram de olimpíadas de matemática. As reportagens foram produzidas por Denise e também por Alexandre Wolf e Karine Rodrigues. O especial também contou com vídeos desenvolvidos pelo Centro de Ciências Matemáticas à Indústria (CeMEAI), podcasts e artigos de autoria de pesquisadores matemáticos.

Esta é a primeira edição do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo. A iniciativa é do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática, com o objetivo de aproximar a matemática da sociedade e ampliar a divulgação científica no País.

A Comissão Julgadora analisou, ao todo, 72 trabalhos, inscritos nas categorias Matemática (31) e Divulgação Científica (41) para definir os finalistas.

A premiação ocorreu durante a solenidade de encerramento do Congresso Internacional dos Matemáticos (ICM, na sigla em inglês), no Riocentro, no Rio de Janeiro.

Leia Também

Últimas Notícias