Menu
quinta, 21 de janeiro de 2021
Reconhecimento

Palestras e homenagens marcam o Dia da Consciência Negra em São Carlos

22 Nov 2018 - 07h06Por Redação
Palestras e homenagens marcam o Dia da Consciência Negra em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social e o Conselho Municipal da Comunidade Negra, prestaram na última terça-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, homenagens aos representantes da comunidade negra.

O evento realizado no auditório do Paço Municipal teve início com a palestra da Profª Drª Priscila Martins Medeiros do Departamento de Sociologia da UFSCar que falou sobre “Raça e Estado Democrático: Caminhos para o reconhecimento das diferenças”. Na sequência a psicóloga Adriana Moreira Alves, colaboradora do Núcleo de Igualdade Racial (CRP/SP) ministrou palestra com o tema “Saúde Mental e População Negra”.

“É uma data que representa luta, resistência e representatividade. Precisamos comemorar, mas sempre com os pés no chão. Comemorar com reivindicação, com informação e troca de experiência, com autocrítica. Cada um de nós deve repensar a postura, repensar nossas omissões. As políticas públicas no país são ínfimas, por isso é preciso dialogar para projetar as futuras ações”, disse a Profª Drª Priscila Martins Medeiros.

Após as palestras e rodas de conversa várias pessoas da comunidade negra foram homenageadas com o Prêmio Zumbi dos Palmares. Além da presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Maria Amélia Semifoque, foram homenageados: Renato Cássio Soares de Barros; Sara Lúcia de Freitas Osório Bononi; Ana Mery Leite; Degenir Chaves Fugazza, Iva Lorisá Luciana dos Santos; Elaine Odete Florindo; Edson Donizete Hilário; Vera Lúcia Pereira; Adail Alves de Toledo; Keila Maria Cândido; Arlindo Basílio; Reginaldo Silveira; Diva Coelho; Benedito Edson da Silva, Carlos Eduardo Santa Maria; Joice Helena Adriano Marcello Felipe; Maria Madalena Florêncio Florentino; Maria Lúcia Brito dos Santos; Cleide Antonia Dalicio Hilário e Claudio Luiz de Oliveira.

Já a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia e a vereadora Cidinha do Oncológico, que na solenidade estava representando a presidência da Câmara Municipal, foram homenageadas pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra.

“A construção da cidadania passa pela erradicação de qualquer tipo de discriminação. É um orgulho para nós do Governo receber e homenagear todas essas lideranças da comunidade negra de São Carlos”, disse a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias