(16) 99963-6036
domingo, 14 de dezembro de 2025
Cidade

Macaco é devolvido para família após 16 dias

O animal foi entregue pela Polícia Ambiental na noite de ontem.

20 Ago 2013 - 09h24
Dona Elizete se emocionou ao receber o animal em casa. (Foto: Fabio Rodrigues/G1). - Dona Elizete se emocionou ao receber o animal em casa. (Foto: Fabio Rodrigues/G1). -

Após 16 dias longe de casa, o macaco "Chico" está de volta a São Carlos. Na noite de ontem (19), por volta das 23h20, a Polícia Ambiental fez a entrega do animal à dona Elizete Carmona.

No ultimo dia (03) o macaco-prego foi retirado da família após uma determinação da Justiça e levado a Associação Protetora dos Animais Silvestres (APASS) de Assis (SP), após denuncias de que o animal silvestre vivia em cativeiro.

A notícia foi destaque nos principais veículos de comunicação do país e até mesmo da imprensa internacional. Logo após a notícia de que "Chico" e dona Elizete iriam se separar após 37 anos de convivência, iniciou-se várias campanhas na internet pedindo à Justiça que devolvesse o animal, e alguns dias depois a mobilização surtiu efeito.

Na última semana a juíza Gabriela Muller Carioba Attanasio determinou a volta do animal para casa, porém exigiu que alguns ajustes na estrutura e na alimentação sejam realizados em até 10 dias. As mudanças devem ser vistoriadas por um profissional.

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/chico.jpgNa decisão a juíza explica que há sinais no animal que evidenciam domesticação e que "alguns estudos apontam que os animais mantidos em cativeiro por muito tempo não conseguem se alimentar e nem se defender sozinhos". Ela explicou ainda que em todos os Boletins de Ocorrência feitos após denuncias de que o animal silvestre vivia em cativeiro, sempre apontavam que ele era bem tratado pela família.

No final do documento juíza Gabriela Muller ainda ponderou que o animal já está velho, próximo do final de sua expectativa de vida e que não seria bom para ele ficar separado da família que o criou.

Chico - Carla

Durante os dias que o animal ficou na Associação Protetora dos Animais Silvestres (APASS), ele passou por vários exames e em um deles foi comprovado que na verdade o "Chico" é fêmea. Ela então recebe o nome de Carla.

Leia Também

Últimas Notícias