sexta, 19 de abril de 2024
Segurança na pista

Ipem-SP verifica radar na rodovia SP-318, em São Carlos

Objetivo é observar se a leitura do equipamento está em conformidade com a velocidade permitida na via pública

07 Set 2022 - 07h45Por Redação
A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora - Crédito: DivulgaçãoA verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora - Crédito: Divulgação

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo proteger o consumidor, realizou verificação metrológica na segunda-feira, 5, no radar instalado na rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), km 254, em São Carlos, cidade localizada a 231 km da capital. O instrumento foi aprovado. 

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. 

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. 

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. 

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP. 

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional em São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias