sexta, 29 de março de 2024
São Carlos incluso

Ipem-SP encontra irregularidades em 9% dos produtos de uso veterinário

A operação “Bicho Bom” avaliou 23 itens e encontrou problemas em alimentos de uso animal. Artigos pets foram analisados em cinco laboratórios do instituto em todo o Estado

16 Ago 2022 - 06h58Por Redação
As equipes do Ipem-SP detectaram irregularidades em 2 (9%) dos 23 produtos avaliados - Crédito: DivulgaçãoAs equipes do Ipem-SP detectaram irregularidades em 2 (9%) dos 23 produtos avaliados - Crédito: Divulgação

A Operação “Bicho Bom” do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como finalidade proteger o consumidor, fiscalizou na última sexta-feira, 12 de agosto, produtos de uso veterinário. 

 

Foram avaliados diversos itens como biscoitos, ração, lenços umedecidos, patês, petiscos, shampoo, tapetes higiênicos, desinfetantes, entre outros, voltados para aves, cães, gatos, coelhos, peixes, répteis, roedores, suínos, bovinos, ovinos, caprinos e equinos. 

Os produtos foram coletados pelos fiscais do instituto em pontos de venda de pequeno, médio e grande porte em todo o Estado e foram avaliados, simultaneamente, nos laboratórios do Ipem-SP localizados na capital, em Bauru, Ribeirão Preto e São Carlos. 

As equipes do Ipem-SP detectaram irregularidades em 2 (9%) dos 23 produtos avaliados. Sendo alimento para cães e gatos verificado no laboratório em São Carlos e cubos de salmão com linhaça para gatos analisados no laboratório em Bauru. Acesse a planilha com as irregularidades (ver anexo).

Em 2019, na mesma operação, foram detectadas irregularidades em 6 (17%) dos 36 produtos avaliados. Os produtos com maior índice de problemas foram os alimentos.  

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. 

O objetivo da ação é verificar a fidelidade das indicações de quantidade, peso ou volume nas embalagens dos produtos, a fim de coibir a comercialização de itens que tragam em suas embalagens informações em desacordo com a legislação vigente. Em caso de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-SP.  

Orientação para o consumo  

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de diversos produtos entre eles, embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse https://bityli.com/vSmbciP. Conheça as demais publicações da instituição de orientação ao consumidor, acesse https://bityli.com/ZBDbcN

Leia Também

Últimas Notícias