Foto: Divulgação - As ursinhas Tabata e Paula, de seis anos, e seus pais, Jabu e Princesa, estão de casa nova no Parque Ecológico de São Carlos "Dr. Antônio Teixeira Vianna", em São Carlos. A simpática família de Ursos de Óculos está de mudança para um espaço de 1 mil m², que tem o dobro de tamanho do seu recinto antigo, com espaços internos mais amplos. Agora, as ursinhas e seus pais poderão brincar à vontade em uma área de lazer com direito a piscina, duas cachoeiras e um pequeno curso d'água com um sistema de filtragem para o reaproveitamento da água, construído com rochas artificiais. Um dos mais modernos dentre os parques do Brasil, o espaço também é cercado por vidros e cerca elétrica, seguindo os mais avançados padrões de visitação e segurança para o animal e os visitantes.
A população poderá visitar a nova casa dos ursos a partir do próximo domingo, 26, às 10h, quando será inaugurado o novo recinto, que conta com o patrocínio da Volkswagen do Brasil. O evento será realizado pela Prefeitura Municipal de São Carlos e contará com a presença do prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, do gerente executivo da fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, Andreas Hemmann, do responsável pelo parque ecológico, Jilverson Rodrigo D. Moraes e de demais autoridades locais.
"A parceria com o Parque Ecológico de São Carlos expressa o compromisso que a Volkswagen do Brasil tem com a preservação da biodiversidade e com a comunidade onde estão instaladas suas fábricas. É uma forma da empresa contribuir com a manutenção do parque, que é uma das principais opções de lazer da cidade e região", disse Andreas Hemmann, gerente executivo da fábrica de São Carlos.
O recurso da Volkswagen do Brasil possibilitou também a implementação de um espaço para aves, com exemplares de Arara Militar, que integra o mesmo bioma do Urso de Óculos. Além disso, parte do investimento foi utilizado para a manutenção de demais recintos e para a reconstrução da passarela do Aviário para Aves Regionais, espaço com 500 m² do tipo "walking thru" que permite ao visitante caminhar dentro do recinto que abriga cerca de cem aves de trinta espécies diferentes do bioma de Mata Ciliar.
A parceria da Volkswagen do Brasil com o parque teve início em meados dos anos 1990 e permitiu a construção e reforma das áreas que simulam o habitat natural de espécies como o Lobo Guará "Preservando a Fauna do Cerrado"; o Condor Andino e o Aviário para Aves Regionais; criação do abrigo para animais vítimas de maus tratos ou de acidentes, que não conseguem mais ser inseridos em seus habitat natural. Também foram desenvolvidos projetos de educação ambiental voltados à comunidade. As obras do novo espaço do urso contaram ainda com recursos da Prefeitura Municipal de São Carlos e da Sociedade de amigos do Parque Ecológico (Sapesc).
Inaugurado em 1976, o Parque Ecológico de São Carlos está localizado em uma área de 72 hectares, sobre uma vasta vegetação de cerrado, e conta com 480 animais, de 98 espécies, o que o coloca entre um dos parques com o maior conjunto de recintos de cerrado para animais silvestres do Brasil. É possível encontrar ainda exemplares de animais sul-americanos (Urso de Óculos, Camelídeos, Condor Andino e Pinguim-de-Magalhães).
Aberto à comunidade, o parque recebe uma média de 240 mil visitantes por ano. As visitas escolares, que possibilitam a educação ambiental, são destaques, com público médio de 15 mil visitantes anualmente.








