(16) 99963-6036
quarta, 17 de dezembro de 2025
Mais uma polêmica na saúde

Paciente diz que enfermeira da Santa Casa esqueceu agulha em seu braço

23 Set 2019 - 13h22Por Redação
Paciente diz que enfermeira da Santa Casa esqueceu agulha em seu braço - Crédito: Marcos Escrivani Crédito: Marcos Escrivani

Um rapaz de 28 anos procurou a redação do SCA afirmando que uma enfermeira da Santa Casa teria sido a responsável por esquecer uma agulha (abocath) em sua veia. A direção do hospital alega que a denúncia não procede.

O caso veio à tona na tarde de sexta-feira, 27, quando o São Carlos Agora ouviu o fitness Jeferson Moraes da Silva, 28 anos, morador no Conjunto Residencial Eduardo Abdelnur. Em uma entrevista exclusiva ele narrou momentos de tensão e preocupação. Nesta segunda-feira, 23, Jeferson deverá ir até o 2º DP e elaborar um boletim de ocorrência sobre o ocorrido. “Penso em fazer um possível BO para que os responsáveis fiquem atentos e não aconteça isso com outras pessoas”, enfatizou.

Jeferson disse que no dia 30 de agosto, uma sexta-feira, acidentalmente quebrou uma garrafa na mão e sofreu um ferimento grave, ao romper o tendão do indicador da mão direita. Foi até o SMU (Serviço Médico de Urgência) da Santa Casa e passou pelo procedimento de praxe. Passou por raio-X e notou que perdeu o movimento no dedo. Foi feito um curativo. No domingo, 1, retornou, quando foi feita uma sutura, com a promessa que seria realizada uma cirurgia na segunda-feira, 2.

Entretanto, o procedimento não aconteceu. “Fiquei internado até quarta-feira, 4, quando aconteceu a operação às 11h. Na quinta-feira, 5, tive alta”, disse.

Neste dia Jeferson afirmou que tomava medicamentos intravenosos e antes de retornar para sua casa, uma enfermeira teria puxado com força o soro e fez um curativo. “Fui para casa e fiquei oito dias, pois na quinta-feira seguinte, 12, iria retornar a Santa Casa para ver se estava tudo em ordem. Mas senti muita irritação no braço e cocei. Doeu e senti a agulha na veia”, afirmou.

Jeferson foi até a instituição de saúde e procurou dialogar com o médico que o atendeu. “Mas ele não queria aceitar que tinha uma agulha na minha veia. Disse que seria sangue coagulado. Mas depois de muita insistência ele voltou atrás e fez um ultrassom e confirmou que havia um objeto estranho na minha veia. Isso era umas 13h e fiquei em uma sala esperando. Às 17h aconteceu a cirurgia. Só que o médico não queria deixar eu ver a cirurgia. Chegou a falar que não tinha nada. Se não tivesse nada, um ponto seria o suficiente. Mas deram cinco pontos após tirar a agulha. Vi o médico puxar algo de minha veia”, garantiu Jeferson.

INDIGNADO

Após passar por momentos de tensão, Jeferson afirmou à reportagem estar indignado. “Passei uma semana com uma agulha em minha veia. Tenho como comprovar através de imagens e de conversas gravadas”, afirmou.

“Não quero prejudicar ninguém. Quero apenas que os profissionais que cuidam de nossa saúde sejam honestos e realizem atendimentos mais humanizados. Que nos dê atenção, carinho e, principalmente, respeito”, finalizou Jeferson.

SEGUNDO SANTA CASA, NÃO HAVIA AGULHA

A Santa Casa esclarece que a informação dada pelo paciente que procurou o São Carlos Agora não é verdadeira. Ele deu entrada no pronto-socorro no dia 30 de agosto. Ficou internado por cinco dias depois de fazer uma cirurgia na mão. Voltou no dia 12 de setembro, reclamando de dor e vermelhidão no braço esquerdo e dizendo que tinham esquecido uma agulha dentro do braço dele. Foi feito um ultrassom e depois uma nova cirurgia, mas não foi encontrado nada. Por isso, a santa casa reforça que a denúncia não procede.

Leia Também

Últimas Notícias