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sexta, 24 de janeiro de 2025
Pioneirismo

Encontro em São Carlos debate reflexos das mudanças climáticas na infraestrutura de cidades do interior paulista

Evento realizado na USP foi promovido pela rede CIAM Clima, Fapesp, CNPQ, MackPesquisa, IAG E IAU-USP, UFABC e FAU Mackenzie

10 Mar 2023 - 07h11Por Redação
Visita técnica ao Parque Linear do Tijuco Preto - Crédito: DivulgaçãoVisita técnica ao Parque Linear do Tijuco Preto - Crédito: Divulgação

O “II Workshop Infraestrutura, resiliência e adaptação das cidades do interior” debateu nos dias 6 e 7 de março, na USP São Carlos, as infraestruturas no interior do Estado de São Paulo e possíveis alternativas de governanças frente aos impactos das mudanças climáticas. A promoção é de uma rede de pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, que tem apoio do CNPq, Fapesp e MackPesquisa para estudar o efeito das chuvas, cada vez mais frequentes e intensas, assim como das longas estiagens nas cidades brasileiras.

Após primeira edição do Workshop, que ocorreu em setembro de 2022 e foi voltada à região metropolitana de São Paulo, a segunda edição reuniu professores, estudantes, gestores municipais, técnicos federais e representantes de movimentos sociais, para discutir casos de conflitos entre infraestrutura, corpos d’água e urbanização nas cidades de Cordeirópolis, Araraquara, Casa Branca e São Carlos.

O evento começou na manhã da segunda-feira, 6, com a visita ao Pátio Ferroviário na cidade de Cordeirópolis sob a ótica do tema infraestrutura de transporte e a relação com a cidade: conflitos e perspectivas. Na sequência houve uma reunião com gestores da Prefeitura daquela cidade.

As palestras começaram à tarde na sala-auditório da Pós-Graduação do IAU–USP, sob coordenação dos professores Renato Anelli (FAU/Mackenzie), Jeferson Tavares (IAU/USP) e Luciana Travassos (UFABC), abordando Infraestrutura ferroviária e cidade: enchentes, malha urbana e patrimônio histórico em sistemas de cidades.

O promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo. Dr. Flávio Okamoto, destacou os conflitos da ferrovia com a cidade de São Carlos, especialmente dois: as enchentes na rotatória do cristo, devido à passagem insuficiente do córrego Gregório; e a poluição sonora com o acionamento da buzina dos trens nos cruzamentos em nível.

De acordo com ele, há várias ações no MP, tanto estadual como federal, contra a empresa Rumo exigindo que ela solucione tais problemas. “Eu disse brincando, na audiência pública realizada pela Câmara Municipal de São Carlos, que o MP ganhou esse processo contra a Rumo, na questão das enchentes na rotatória do cristo, em primeira instância numa sentença, em segunda instância num acórdão e em terceira instância na chuva do dia 28 de dezembro, quando a natureza mostrou que realmente o Ministério Público tinha razão e derrubou a linha férrea justamente por aquela seção de passagem ser absolutamente insuficiente”, finalizou Okamoto.

 

Abrindo os trabalhos na terça-feira (7), o debate foi em torno das infraestruturas relacionadas à água: gestão municipal e métodos tais como: combate a cheias e a implantação de sistemas de drenagem sustentável. Caso de infraestrutura verde construídas entre 2001 e 2008, apresentados pelo prefeito Newton Lima (2001/2008) e os secretários municipais de Obras, Renato Anelli (2001/2004) e de Governo, Carlos Martins (2001/2004), contextualizando-os parte da política urbano e ambiental da gestão

“No início do nosso governo o Tribunal de Justiça havia dado ganho de causa à Associação de Proteção Ambiental de São Carlos (APASC), no que ficou conhecido como TAC das Marginais, condenando a Prefeitura por construir avenidas em Áreas de Proteção Ambiental sem licenciamento dos órgãos competentes. E o que nós decidimos naquele momento? Nós resolvemos não recorrer e cumprir tal decisão, mostrando respeito ao meio ambiente”, concluiu Newton.

Uma visita aos Parques: Linear do Córrego Tijuco Preto; da Chaminé e do Bicão; além da Travessia do Córrego Monjolinho sob a linha férrea e à área do Campus II da USP São Carlos, encerrou os trabalhos da manhã.

Despertou a atenção dos pesquisadores o estado precário de conservação do Parque do Tijuco Preto, devido à ausência de manutenção adequada. Chama a atenção o desmoronamento de um trecho das margens do canal trecho próximo à rua Totó Leite e ruptura do interceptor de esgoto.

Pelo pioneirismo das soluções técnicas utilizadas em 2007 quando da obra, a manutenção e recomposição das margens deve ser realizada por pessoal especializado, para que toda a arborização do parque possa ser preservada. Constatou-se que o parque não vem recebendo manutenção rotineira nos caminhos, iluminação e brinquedos do playground o que gera insatisfação dos vizinhos que acompanharam a visita dos pesquisadores.

O período da tarde foi de discussões sobre mobilidade urbana, drenagem sustentável em bacias hidrográficas críticas, pesquisas recentes sobre infraestrutura hídrica com destaque para cidades do ABC paulista e panorama de políticas públicas. O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Carlos, Will Marques, apresentou a palestra sobre as perspectivas para o combate às cheias na cidade.

O relatório técnico do Workshop está sendo produzido pela equipe e será disponibilizado ao público em breve.

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