quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Dia do Folclore é comemorado com brincadeiras, música e apresentação teatral na FESC

22 Ago 2014 - 20h04
0 - 0 -

O Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de agosto e, para marcar a data, a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura, realizou nesta sexta-feira (22), diversas atividades culturais para cerca de 200 crianças de escolas municipais, estaduais e particulares. Toda a programação foi realizada na FESC - Campus 1, na Vila Nery.

Com apoio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), do SESC São Carlos e da Associação de Artes de São Carlos, a programação especial, em comemoração ao Dia do Folclore, continua no domingo (24), no qual o público poderá participar, a partir das 9 horas, de oficina de pipa e conferir apresentação da Banda Marcial do Colégio Cecília Meireles e dos alunos da musicalização da Escola Livre de Música “Maestro João Sepe”.

Segundo o coordenador de Artes e Cultura, Robertinho Mori, essa é a primeira edição do evento em comemoração ao Dia do Folclore e planeja novas edições. “Quero agradecer a parceria da FESC, da Secretaria de Educação e do SESC, pois conseguimos proporcionar a essas crianças atividades culturais que resgatam as brincadeiras tradicionais, a exemplo da oficina de pipas que será no domingo (24). Parabenizo todos os envolvidos na realização deste evento, ano que vem teremos mais”, disse.

Além da diversão e do resgate cultural, as brincadeiras, oficinas e histórias sobre o Folclore também têm a proposta de ajudar no desenvolvimento corporal e na criatividade das crianças que participam das atividades.

Para Mauro César Jensen, gerente do SESC São Carlos, o evento é a oportunidade de manter viva a cultura de brincadeiras populares. “Somos parceiros deste evento, pois para o SESC é uma relação de ‘ganha-ganha’, onde minimizamos recursos, reconhecemos competências e as colocamos à disposição do público. Nossa missão é levar a cultura e arte para a população e nos colocamos à disposição para futuras parcerias” ressaltou.

A parceria também foi destacada pelo diretor presidente da FESC, Nelson Lourenço. “A FESC tem um papel fundamental em São Carlos, pois é uma Fundação Educacional e está de portas abertas para todo o tipo de parceria que venha para somar e garantir acesso à educação e cultura dos munícipes. Inclusive, o Prefeito Paulo Altomani sempre enfatiza o quão importante é apoiar essas áreas e por isso cedemos nosso espaço para este evento, que valoriza as tradições e a cultura popular”.

Participando das atividades, o pequeno Luiz Ribeiro do Nascimento Neto, de nove anos, estuda na Escola Estadual Cel. Paulino Carlos e disse que gostou da contação de histórias e poemas apresentados pelo grupo da terceira idade da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) e adiantou que irá empinar sua pipa no domingo. “Gostei de tudo, principalmente da história do Ursinho Pimpão. Acho legal a escola participar desta festa do folclore e, no domingo, eu vou soltar pipa também”, disse o aluno que deseja ser cozinheiro quando crescer, para seguir os passos do pai, que é chefe de cozinha.

 

SERVIÇO:

Comemoração do Dia do Folclore

Dia 24 (domingo), das 09h00 às 12h00:

·        Oficina de pipa

·        Apresentação da Banda Marcial do Colégio Cecília Meireles

·        Apresentação dos alunos da musicalização da Escola Livre de Música “Maestro João Sepe”

Local: FESC - Campus 1 (Rua São Sebastião, 2828 - Vila Nery)

ENTRADA FRANCA

Leia Também

Últimas Notícias