(16) 99963-6036
quinta, 18 de dezembro de 2025
Dom de Deus...

Artesã são-carlense cria presépio em crochê

Durante um ano, ela produziu 35 peças entre imagens de Cristo, Maria José, Reis Magos e vários animais e aves

20 Dez 2021 - 09h43Por Marcos Escrivani
Ponto a ponto com muito carinho e amor: presépio em crochê encanta e está exposto na creche Divina Providência - Crédito: Marcos EscrivaniPonto a ponto com muito carinho e amor: presépio em crochê encanta e está exposto na creche Divina Providência - Crédito: Marcos Escrivani

O amor, carinho, criatividade e muita paciência. Mas segundo Lidiane Cristina Aparecida Fumagali, um dom de Deus. Mãe de seis crianças, um deles autista (Matheus Henrique, de 17 anos), criou um presépio todo feito em crocrê.

Auxiliar de enfermagem, cuidadora e artesã, a são-carlense demorou um ano para terminar sua obra. Foram utilizados 30 quilos de linhas Amigurumi (aproximadamente 25 novelos).

Moradora na Vila Isabel, ela expõe pela primeira vez sua obra que consiste na imagem de Cristo, Maria e José, os Três Reis Magos, animais e aves. São 35 peças que está aberta para a visitação pública (até a segunda quinzena de janeiro), na Creche Divina Providência, na Vila Isabel.

A escolha pela creche, segundo ela, foi por uma questão afetiva. “Fui aluna e as pessoas que trabalharam lá, cuidaram de mim. Já cuidaram dos meus filhos também. Foi uma forma de reconhecer o carinho que tenho pela creche”, afirmou.

Os interessados poderão ir na creche (rua Padre Joaquim Cipriano Camargo, 67, Vila Isabel), das 8h às 12h, ou então agendar uma visitação em horário diferente pelo fone 3368-2441.

DOM DE DEUS

Lidiane comentou que começou a confeccionar o presépio com o intuito de deixar em sua casa. Mas a pedido de Matheus, seu filho autista, levou para a creche para que todas as crianças pudessem ver sua obra de arte.

Contudo, o presépio ganhou repercussão e passou a ser exposto para quem quisesse admirar a criatividade da artesã. “Sempre gostei de crochê. Mas queria fazer algo diferente e procurar passar para meus filhos, o nascimento de Cristo. Ai surgiu a ideia do presépio. Fiz as imagens de Jesus, de Maria, José, Reis Magos e depois comecei a fazer os animais e aves. Até um peru”, disse, salientando que Maria, José e Jesus, em seu presépio, são negros.

“É algo que fiz com carinho e amor. Veio esta ideia momentânea, salientando que Cristo será colocado ao lado dos seus papais, somente no dia 24, véspera de Natal”.

PONTO A PONTO

Ponto a ponto, carinho a carinho, amor com amor. Durante a reportagem ao São Carlos Agora, Lidiane enfatizou por várias vezes que o presépio em crochê se tornou realidade graças a seu filho autista, Matheus Henrique. “Fiz com carinho, com muito amor. A cada ponto, um sentimento diferente, difícil de descrever. Quando fazia as imagens, interagia com Deus. Acho que é um dom. E Ele não dá isso para qualquer pessoa”, analisou.

NÃO PARA POR AI...

Lidiane garantiu que o seu presépio não irá parar por ai. Sua pretensão é aumentar as imagens ano a ano e expor para o público em outros ambientes.

Segundo a artesã, em 2021 recebeu convite para mostrar sua criação no Sesc São Carlos e no Senac.

“Mas por ser a primeira vez e por ter uma história linda e um carinho imenso, optei pela Creche Divina Providência. Mas em 2022 irei expor o presépio em outro local, para que mais pessoas possam ver o meu trabalho”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias