A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos inaugurou um novo ambulatório de oftalmologia. O objetivo é diminuir a fila de espera para consultas e para cirurgias. Apenas entre casos de catarata, a cidade possui cerca de 500 pacientes na fila de espera. Esse número irá diminuir um pouco, pois no próximo sábado, 28 de abril, acontece o primeiro mutirão de cirurgias de cataratas com 60 pacientes das cidades de São Carlos, Ibaté e Descalvado. O próximo será no dia 2 de junho.
A nova equipe do ambulatório de Oftalmologia conta com cinco especialistas e tem como coordenadores os médicos Dr. Luis Otavio de Paiva Ribeiro Dias e Dr. Celso Davi Lopes.
Segundo o Dr. Celso Lopes o ambulatório está totalmente equipado para oferecer atendimento à população priorizando as pessoas mais carentes que podem ser atendidas pelo SUS: "aceitei esse desafio e pretendemos dar um bom atendimento para a população do município e também para a micro região de São Carlos;" adiantou. O médico afirmou ainda que nessa primeira fase será feito um mutirão de cataratas, uma vez que o Governo retomou os mutirões e isso vai dar uma grande oportunidade para pessoas com baixa visão há anos de recuperarem sua visão por completo: "hoje o ambulatório faz todo o tipo de exame, dos mais simples como refração (problemas de uso de óculos, miopia, prescrição de óculos, lentes de contato, hipermetropia, descolamento de retina, miopia, vista cansada até cirurgias);" explicou o oftalmologista Celso Lopes. Daqui há um mês estará sendo montado um ambulatório de glaucoma com exames bem diferenciados e futuramente implantado um banco de olhos. Atualmente em São Carlos cerca de 800 pessoas sofrem do problema de glaucoma. Para realizar consultas e cirurgias, é necessário primeiro passar por um posto de saúde.












