domingo, 23 de janeiro de 2022
Tecnologia

Alunos do ICMC apresentarão pesquisas de iniciação científica em simpósio internacional

Estudos selecionados para o 29º SIICUSP abrangem desde classificação do câncer de mama até o Big Bang

29 Nov 2021 - 06h50Por Stefhanie Piovezan
Alunos do ICMC apresentarão pesquisas de iniciação científica em simpósio internacional -

Encontrar a melhor seleção de algoritmos de aprendizado de máquina para classificação do câncer de mama; desenvolver uma ferramenta que permita modelar cabelos para personagens de jogos 3D de maneira mais simples e fiel ao mundo real; criar e treinar modelos de micronadadores, contribuindo para aumentar o conhecimento em uma área importante para a aplicação localizada de medicamentos. Esses são os objetivos de alguns dos trabalhos que estudantes de graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, apresentarão no 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP).

Promovido anualmente, o simpósio tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais.

Neste ano, a segunda fase do evento acontecerá de 29 de novembro a 2 de dezembro de forma online, e reunirá as pesquisas que se destacaram na primeira fase, organizada separadamente por cada unidade da USP. No ICMC, a seleção aconteceu no dia 21 de outubro e oito trabalhos foram escolhidos para o evento internacional: 

A programação completa do simpósio pode ser conferida no endereço http://siicusp.prp.usp.br/wp-content/uploads/2021/11/Sess%C3%B5es-Etapa-Internacional2411.pdf, onde também constam os links das salas de apresentação dos trabalhos. A participação é gratuita e aberta ao público.

Premiação – Além de poderem apresentar suas pesquisas em um evento que reúne diversas áreas do conhecimento, os participantes do SIICUSP são avaliados por uma comissão julgadora e até 20% deles são escolhidos para receberem certificado de menção honrosa.

As pesquisas certificadas podem ser indicadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) para representarem a USP em outros eventos ou premiações. Os alunos que receberam menção honrosa no 28º SIICUSP, por exemplo, foram indicados para a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em julho, e tiveram a taxa de inscrição paga pela PRP. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Últimas Notícias