Menu
segunda, 22 de julho de 2019
Brasil

RG do bebê: saiba como tirar a 1ª identidade do seu filho

Documento que garante segurança para a criança em todas as situações que requerem a identificação pode ser tirado no Poupatempo

30 Abr 2019 - 10h37Por Da Assessoria de Imprensa
RG do bebê: saiba como tirar a 1ª identidade do seu filho - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Muita gente não sabe, mas não existe limite de idade para tirar o documento de identidade. Existem casos de bebês que saem da maternidade e vão direto para o Poupatempo. Para o Superintendente de Operações do Poupatempo, Leonardo Maciel, o RG é um documento que garante segurança para a criança em todas as situações que requerem a identificação.

“Isso inclui desde a apresentação de documentos para uma consulta médica como em casos policiais e sequestros, por exemplo. O RG tem foto e impressões digitais, diferentemente da certidão de nascimento. Além disso, é mais fácil de carregar e mais durável”, explica.

A professora Denise Barbosa conta que resolveu fazer o documento do seu filho assim que ele nasceu pela facilidade. “Com o RG consigo viajar com ele, passar no médico e não preciso carregar a certidão de nascimento e correr o risco de perder ou estragar”, afirma.

O procedimento

É muito fácil tirar o RG das crianças e o primeiro é grátis. Já a segunda via tem uma taxa de R$ 39,80. Mas, atenção: é importante agendar um horário antes para evitar o risco de espera ou de perder a viagem por falta de horário de atendimento.

Com horário marcado, basta comparecer com 15 minutos de antecedência e levar a certidão de nascimento (original e cópia simples). Não precisa levar foto 3×4, pois todas as 73 unidades do Poupatempo estão equipadas com câmeras eletrônicas que fazem a foto na hora.

Os pais podem optar pela inclusão do número do CPF. Neste caso, se a criança ainda não tem o CPF, o número do documento é gerado na mesa de atendimento. O pai ou a mãe (ou responsável legal) devem apresentar o RG original e cópia simples. Não é a necessária a presença do pai e da mãe. Apenas um deles pode estar presente.

O prazo para a emissão da primeira ou segunda via é de 5 dias úteis. Apenas quando o cidadão é maior de idade e vai tirar o RG pela primeira vez no Estado de São Paulo o prazo é de dez dias.

Quando renovar?

Legalmente, o RG não tem prazo de validade, mas o documento deve identificar a pessoa. Ou seja, se a criança cresceu e mudou de feições, o ideal é tirar uma segunda via atualizada. Isso vale também para adultos.

Bancos e cartórios, por exemplo, não aceitam documentos com mais de dez anos de data de emissão por questões de segurança. Países do Mercosul também recusam RGs com mais de dez anos.

Horários agendados

O Poupatempo trabalha com horários agendados, para garantir conforto e eficiência em todos os atendimentos. Assim, a pessoa pode se planejar e ser atendida na hora marcada, evitando perder tempo.

O principal canal de atendimento e de agendamento é o portal www.poupatempo.sp.gov.br. Lá o cidadão encontra todas as informações e também pode fazer o agendamento de um horário para ser atendido pessoalmente.

Existem serviços que podem ser totalmente resolvidos pelo portal, como tirar o Atestado de Antecedentes Criminais. No portal também existe uma lista de outras opções como o atendimento por telefone ou pelo nosso atendente virtual, o Poupinha.

O Poupatempo também oferece um canal para atendimento eletrônico por telefone, para agendamento e informações sobre serviços agendados. Os números atendem 24 horas por dia, 7 dias por semana. De telefone fixo: (11) 4135-9700 – Capital e Grande São Paulo ou 0300 847 1998 – demais municípios do estado de SP. De celular: (11) 4135-9700 – todos os municípios do estado de SP.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias