quinta, 28 de março de 2024
Educação

Aumenta em mais de 26% número de presos paulistas inscritos no Enem

07 Dez 2018 - 13h22Por Redação
Aumenta em mais de 26% número de presos paulistas inscritos no Enem - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Se o final de ano marca uma fase de renovação e esperança para todos, para os presos paulistas que concluíram o ensino médio pode representar a chance de um novo começo: nos próximos dias 11 e 12, serão realizados em 155 presídios do estado as provas do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade, mais conhecido como Enem PPL. Assim como a prova do Enem que aconteceu em novembro último, o Enem PPL também é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo exigido o mesmo conteúdo do exame feito para as pessoas que estão em liberdade. A diferença é o local da aplicação da prova, que neste caso é realizada nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional de cada unidade federativa do Brasil. Em 2018, inscreveram-se para fazer as provas 13.870 reeducandos paulista, um aumento de mais de 26% em relação ao ano passado.

Para a preparação deste ano, a maioria das unidades prisionais participantes têm grupos de estudo coordenados por monitores da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e por professores das escolas vinculadas – desde 2013 o ensino nos presídios é oferecido por professores da rede pública, através de parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Atualmente, mais de 33 mil presos estudam entre o ensino formal e não formal (cursos profissionalizantes, extracurriculares, atividades complementares) em todo o estado.

As provas serão realizadas no período da tarde, a partir das 13h30, sendo que no primeiro dia os estudantes entram mais cedo para preencher um questionário socioeconômico. No primeiro dia do exame (11/12), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas e trinta minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas. No segundo dia do exame (12/12), serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

A Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), teve um total geral de 3.524 (Três mil e quinhentos e vinte e quatro) inscritos, em 2018. Segue relação das unidades prisionais.

Leia Também

Últimas Notícias