(Foto: Jornalista JC Ernesto) - Uma frase de racismo "pichada" em uma parede da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, gerou revolta entre estudantes.
A frese "sem cotas para os animais africanos", foi escrita em uma parede onde os alunos podem deixar escritas suas opiniões e ideias, mas esta passou a ser de cunho racista.
A frase foi escrita direcionada a um grupo de estudantes africanos, do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G). O Programa oferece vagas, a estudantes vindos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil tem acordos culturais e educacionais, a oportunidade de formação superior a estudantes vindos destes países.
O Campus de Araraquara, conta com 26 alunos vindos da África, através do PEC-G. Destes 23 estão na Faculdade de Ciências e Letras, dois no Instituto de Química e um na Faculdade de Ciências Farmacêuticas.
Escrita a pouco mais de uma semana, a frase chamou a atenção de professores e alunos, e tem causado uma revolta, principalmente por parte dos alunos africanos.
O caso foi levado à Polícia, pelos universitários africanos e desde então vem sendo investigado pela Polícia Civil.
A Unesp abriu sindicância para apurar os fatos e punir os responsáveis.





