(16) 99963-6036
quarta, 04 de fevereiro de 2026
Região

Estoque de sangue do Hemocentro de Ribeirão Preto atinge nível crítico e pode levar à suspensão de cirurgias

Situação é mais grave para os tipos A negativo e O negativo; unidade atende mais de 7 milhões de pessoas em 249 municípios do estado

04 Fev 2026 - 14h28Por Jessica Carvalho R
Estoque de sangue do Hemocentro de Ribeirão Preto atinge nível crítico e pode levar à suspensão de cirurgias - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

O estoque de sangue da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDHERP) chegou a um nível crítico e já ameaça a suspensão de cirurgias no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, além de outros hospitais da região. A situação é considerada ainda mais preocupante para alguns tipos sanguíneos. No dia 2 de fevereiro, o estoque de sangue do tipo A negativo estava zerado, enquanto o tipo O negativo contava com apenas sete bolsas, quantidade insuficiente para suprir a demanda hospitalar.

O Hemocentro de Ribeirão Preto é responsável pelo abastecimento de sangue de mais de 249 municípios e atende uma população estimada em mais de 7 milhões de pessoas no Estado de São Paulo.

De acordo com o gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, José Luiz Belagamba Júnior, a escassez pode impactar diretamente a realização de procedimentos cirúrgicos. “Todo tipo de cirurgia precisa de uma reserva de sangue, mas não necessariamente o paciente vai precisar. Porém, caso aconteça alguma urgência no momento da cirurgia, é necessário sangue em estoque. Se não houver, a cirurgia é cancelada”, explica.

Ele ressalta que a queda no número de doadores tem sido um fator determinante para a situação atual. “Ultimamente, a gente tem notado que a população tem estado menos presente no Hemocentro, e esse tipo de campanha de ir até as pessoas, de tentar buscar os doadores, tem sido mais frequente para tentar suprir a necessidade. A gente acaba encontrando esses estoques de emergência e essa dificuldade para conseguir doadores. O que a gente precisa neste momento é de uma conscientização maior da população”, afirma.

Para evitar o cancelamento de cirurgias e contribuir com a regularização dos estoques, o Hemocentro reforça o apelo para que voluntários compareçam às unidades de coleta o quanto antes. Em Ribeirão Preto, as doações podem ser feitas no Hemocentro, localizado no campus da USP, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados e domingos, das 7h às 12h30. Há ainda o posto de coleta da Rua Quintino Bocaiúva, nº 470, que funciona em dias e horários alternados ao longo da semana.

Fora de Ribeirão Preto, também é possível doar no Hemonúcleo de Franca e na unidade de Bebedouro, que atende de segunda a sábado.

Para evitar filas, os interessados podem agendar a doação pelo site hemocentro.rp.usp.br ou pelo telefone 0800 979 6049. Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, em boas condições de saúde, com peso mínimo de 50 quilos e portando documento oficial com foto. Menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos responsáveis. Mais informações estão disponíveis no portal do Hemocentro.

Informações da assessoria de imprensa USP

Leia Também

Últimas Notícias