Com objetivo de conscientizar a população ao combate contra a Dengue, Zika e Chikungunya, e doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizaram diversas ações na Rede Municipal de Ensino de Ibaté.
Este projeto surgiu da necessidade em esclarecer os alunos, para se mobilizem sobre os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de foco do mosquito.
Na última semana, além das atividades em sala de aula, que incluiu vídeos; produção de cartazes; entrega e explicação de panfleto informativo, os professores também organizaram atividades práticas fora da sala de aula. Os alunos vistoriam todo o prédio e entorno das escolas para identificar e eliminar prováveis criadouros para entender melhor a importância do ambiente limpo e livre do mosquito.
Evitar água parada é a principal ação na prevenção e no controle do mosquito. “Além de aprenderem as formas de reprodução do "Aedes", as crianças também entenderam um pouco mais sobre as doenças transmitidas por ele e como elas podem se tornar graves. É uma ação muito importante, porque o que as crianças aprendem nas escolas, elas reproduzem em casa e, desta forma, toda a comunidade é atingida pelas orientações”, enfatizou a Secretária de Educação Danielle Garcia Chaves.
A Secretária Municipal de Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, aponta que é preciso que as crianças também se conscientizem da gravidade dessa doença e da importância da prevenção. "Na verdade, nos prevenirmos da dengue não é difícil, basta cada um fazer a sua parte. Foi com esse propósito que decidimos realizar esse projeto, ensinar sobre a dengue de uma forma lúdica e divertida", concluiu.
Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua casa, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.
Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:
- Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada
- Não jogue lixo em terrenos baldios
- Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje
- Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda
- Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva
- Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água
- Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana
- Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência