sábado, 20 de abril de 2024
Festa do esporte

Famosos prestigiam abertura dos Jogos Abertos do Interior em São Carlos

15 Nov 2018 - 13h53Por Redação
Famosos prestigiam abertura dos Jogos Abertos do Interior em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A grande movimentação na Avenida Getúlio Vargas na noite de quarta-feira, 14, indicava que algo estava por acontecer. Trechos interditados, segurança reforçada e uma iluminação diferenciada no Ginásio Milton Olaio Filho revelavam que o momento havia chegado. A solenidade de abertura dos 82º Jogos Abertos do Interior, em São Carlos, contou com a presença das 217 delegações, de um grande público e até de famosos.

A primeira estrela a comparecer ao maior evento esportivo da América Latina foi a atriz global Letícia Colin. Com lindos olhos claros e de sorriso fácil, Letícia chamou a atenção. “A cidade sempre me traz muita sorte, proteção, carinho, saúde, sucesso, então, precisávamos vir aqui agradecer por todo processo de trabalho. E estar junto com meus pais é sempre um prazer”, comentou.

O pai de Letícia, Zélio Colin, cursou Educação Física em São Carlos e fez carreira na área, por isso está sempre ligado ao tema e à cidade. “Sou professor de Educação Física, competi como atleta nos jogos Abertos e fui dirigente também dos Jogos Abertos, então é um prazer muito grande estar aqui na maior festa esportiva do interior paulista”, disse.

Sua ligação com a cidade vai para além do esporte. Há muitos anos, seus pais abriram uma loja de roupas femininas no município. “São Carlos é nossa cidade do coração, e nós percebemos que houve um progresso bastante evidente aqui, o que nos deixa muito felizes, porque gostamos muito dessa cidade”, destacou Colin, que ficou perto da filha o tempo todo.

“Meus pais já participaram de várias edições dos Jogos Abertos, então isso tudo faz parte da história da minha vida. Então estou muito feliz de poder homenagear a carreira deles e a trajetória profissional deles aqui neste evento tão importante, tão lindo”, ressaltou Letícia.

SOLENIDADE

A cerimônia de abertura teve apresentação musical, jogo de luzes e muito brilho. A robô Babí, mascote dos 82º Jogos Abertos, cantou, dançou e posou para fotos. As 217 cidades participantes apresentaram suas delegações. A delegação de São Carlos, que vem para os Jogos Abertos do Interior com 391 atletas e 44 dirigentes, foi uma das últimas a serem chamadas e teve sua entrada marcada por uma chuva de papéis picados. O paratleta Henrique Sacomano Nasser, vice-campeão na natação ACD, fez o juramento do atleta.

Outros dois momentos emocionantes marcaram a noite: a entrada da delegação sãocarlense de 1957 (último ano em que a cidade havia sediado os Jogos) e, depois, da ex-atleta nascida em São Carlos e campeã olímpica Maurren Maggi, que conduziu a tocha pela quadra do ginásio até acender a pira. “A emoção é muito grande pelo fato de eu já ter competido muitas vezes e, este ano em especial, porque os atletas da minha equipe estão competindo também”, disse.

Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, recordista brasileira e sul-americana do salto em distância, com a marcar de 7 metros e 26 centímetros, Maurren Maggi também é tricampeã panamericana: em Winnipeg em 1999, no Rio de Janeiro em 2007 e em Guadalajara em 2011. “Os Jogos Abertos são vitrines, é a pupila do estado de São Paulo, o mais importante estado do Brasil, então, se brilharmos aqui, estamos de braços abertos para o mundo”, observou.

PÚBLICO

A solenidade de abertura levou muita gente ao ginásio municipal de esportes Milton Olaio Filho na noite de quarta-feira. Alguns para ver alguém da família que participava da cerimônia, outros apenas porque valorizam o esporte. E todos entendendo a importância de ser a sede dos Jogos Abertos do Interior após mais de 60 anos.

A empresária Regina Bogas foi ver a filha, que joga basquete feminino. “Vim porque eu queria conhecer as delegações e trazer essa energia boa da nossa cidade para todo mundo. Eu gostei bastante da abertura, não imaginava que eles fossem fazer essa grandiosidade toda. A homenagem para os atletas antigos de São Carlos foi muito bem lembrada, muito legal”, disse.

O educador físico Eder Tinta levou o filho e o sobrinho para prestigiarem o evento. “Eu vim por gostar muito de esporte e por ser professor de Educação Física. Acho muito importante participar desse grande evento da cidade”, explicou. Ele reconhece a importância do esporte na vida de um cidadão. “A pessoa tem que praticar, conhecer o esporte, porque ele estimula a socialização dentro das próprias atividade, o desenvolvimento psicomotor, enfim, tudo isso é fundamental para a criança”, afirmou.

Tinta também notou as melhorias na cidade. “Tenho percebido bastante mudança em São Carlos já há algum tempo. O trânsito melhorou, a gente vê que tem investimentos. Acho que isso tudo faz a cidade crescer ainda mais”, comentou.

Leia Também

Últimas Notícias