quinta, 18 de abril de 2024
Basquete em alta

Com muita emoção e presença de Nenê Hilário, NBA School chega a São Carlos

17 Ago 2019 - 14h32Por Marcos Escrivani
Com muita emoção e presença de Nenê Hilário, NBA School chega a São Carlos - Crédito: Marcos Escrivani Crédito: Marcos Escrivani

Um fato inédito e que ficará marcado na história esportiva de São Carlos: na manhã deste sábado, 17, no ginásio de esportes Clube dos Bancários, com direito a muita emoção e a visita surpresa do pivô são-carlense Nenê Hilário que há 18 anos atua no basquete profissional norte-americano (atualmente pelo Houston Rockets), foi firmada a parceria entre a escola de basquete Meneghelli e a NBA Basketball School, que está presente em 62 cidades brasileiras.

O evento reuniu o técnico Nivaldo Carlos Meneghelli Júnior, o secretário municipal de Esportes e Cultura, Edson Ferraz, além do presidente da Federação Paulista de Basquete, Enyo Correia, representantes da Liga Centro Oeste Paulista, personalidades políticas e esportivas da cidade e de Arthur Borelli, representante do programa que irá trazer para São Carlos as principais novidades do basquete mais competitivo no planeta, a NBA.

PRESENÇA SURPRESA

Durante a apresentação da parceira, enquanto Nivaldo Carlos Meneghelli Junior falava da sua felicidade, o pivô Nenê Hilário chegou sem nenhum tipo de comunicação. A emoção aflorou e o experiente técnico, que revelou o jogador para o mundo do basquete, foi às lagrimas.

“Sinceramente passou um filme em minha cabeça. Hoje estou de bonitinho. Mas ninguém sabe como foi o nosso começo. É uma coisa que arde. O Menega não foi meu professor, meu mentor, uma pessoa apenas. Ele é meu paizão. Estive anos com ele e vi seu sacrifício. Ele tirava dinheiro do bolso em prol do basquete. E a gente ia junto. Eu era puxado por ele. Hoje, com esta iniciativa, ele é merecedor. Brigou por isso. Agora vem o reconhecimento”, disse Nenê, salientando que Meneghelli chegou a revelar em off para ele que não dormia há três dias. “Quem paga o mal com o bem e tem Deus em primeiro plano, irá vencer sempre. E isso vale para meu paizão”, emendou;

Com a chegada da NBA School, Nenê Hilário disse ao São Carlos Agora a garotada de São Carlos ganha uma grande oportunidade, grande ferramenta. “Mas temos que ter os pés no chão. Quem quer ser um atleta tem que treinar forte, ter dedicação e deixar a vida social de lado. A NBA School é um aprendizado, uma referência e uma oportunidade. Mas sem foco, sem determinação, nada adianta”, disse.

Emocionado, Meneghelli falou com dificuldades, salientando que NBA é uma marca forte, o melhor basquete do mundo. “Acredito que estamos abrindo as portas para o mundo. Já revelamos o Nenê e agora iremos buscar novos talentos”, disse o técnico, que tem 43 anos dedicados à modalidade esportiva.

O presidente da Federação Paulista de Basquete (FPB) que veio especialmente a São Carlos para o evento considera a iniciativa são-carlense um fato importante dentro do basquete. “Permite o aprimoramento, a massificação e a presença em competições. Sustenta o atleta no meio esportivo e para a FPB a parceria é importante”, enfatizou, salientando que projetos das escolas municipais também são oportunidades para as crianças praticarem a modalidade. “Mas tudo que acontece hoje é uma reação em cadeia. Mais crianças envolvidas em centros de desenvolvimento. Isso faz com elas vão da formação à competição”, disse Enyo.

VIDA PELO BASQUETE

Presente ao evento, Edson Ferraz, secretário da Smec enalteceu Meneghelli. “São mais de 30 anos. Uma vida pelo basquete. Ele tem história em São Carlos”, disse.

De acordo com Ferraz, o basquete sofre frequentes mudanças em busca de dinamismo e a NBA é exemplo para o mundo e agora está em São Carlos.

“É um ganho importante para o basquete brasileiro. Principalmente para nós, são-carlenses. Ter este intercâmbio é extremamente fundamental. Acredito que São Carlos, através do Meneghelli, saiu na frente. É um feito positivo para o basquete local. Ele é um educador dedicado e traz para nós o que é mostrado no melhor centro do mundo em termos de basquete, que é a NBA. É um ganho importante para a garotada.

REGIÃO CENTRAL EM ALTA

André Luiz de Almeida, diretor técnico da Liga Centro Oeste Paulista onde São Carlos marca presença anualmente em torneios de basquete não se conteve de satisfação em ver a modalidade em alta na macrorregião central do Estado.

Fã do basquete, disse que a chegada da NBA será uma tecnologia a mais para toda a região. “É um up para a modalidade, principalmente para a base. Dá uma sustentabilidade técnica grande. Traz processos pedagógicos do melhor basquete do mundo. E São Carlos é agora uma porta de entrada para toda a região. Única cidade a ter a metodologia do basquete praticado nos Estados Unidos. Portanto é um evento de caráter regional e será espelhado por várias cidades do Estado”, garantiu André.

FUNDAMENTAL

O armador Rato, que em 1989 defendeu São Carlos na Divisão Especial do Estado e chegou a integrar a seleção brasileira tem hoje um projeto social em Guaíra onde trabalha com 150 crianças.

Surpreso com a dimensão do evento, disse que a iniciativa são-carlense é fundamental para o basquete. “O esporte é o melhor caminho para formar atleta e, principalmente, cidadão. Agrega caráter, disciplina, respeito, hierarquia. Esporte é a melhor ferramenta para mostrar os melhores valores do jovem. Meneghelli está nesta luta e com a vinda da NBA a tendência é melhorar ainda mais”, disse Rato.

62 CIDADES DO BRASIL

Arthur Borelli, representante da NBA Basketball School disse que o programa foi criado há três anos e a apenas um está no Brasil. Segundo ele, 62 cidades aderiram ao programa que tem como meta desenvolver física e socialmente o atleta. “Primeiro cidadão. A consequência é o atleta”, afirmou.

De acordo com ele o método de ensino divide em quatro pilares: diversão, desenvolvimento das habilidades, desenvolvimento dos valores e bem-estar.

“Não visamos a competição e sim, como ferramenta educacional. Todas as novidades vêm diretamente dos EUA. Mas há também o lado competitivo”, salientou.

Leia Também

Últimas Notícias