quarta, 24 de abril de 2024
Entretenimento

TVE São Carlos homenageia Valderi e Mizael, inesquecível dupla com estilo próprio de cantar

30 Nov 2016 - 05h58
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A TV Educativa de São Carlos, através de um especial do programa Moda de Viola, prestou uma homenagem a Valderi e Mizael, dupla de cantores que também eram compositores - vídeo disponível no youtube (pesquisar: TVE Valderi e Mizael - é o primeiro resultado que aparece). O programa Moda de Viola, da TVE São Carlos (canal 12 da Net ou 48 em UHF), vai ao ar toda quinta-feira, das 19h20 às 19h50.

Além de dados biográficos de Valderi e Mizael, tem vídeos da dupla cantando as músicas: A Enxada de Ouro, Tardes Morenas de Mato Grosso , Jacarandá, e Viola Cristã; e mais Lua Branca (Valderi & Janel), Rastros na Areia (Duduca e Dalvan), e O Carro e a Faculdade (Zé Marcos e Eduardo). Tem ainda a declamação, por José Angelo, da letra de Olho de Vidro.

José Rodrigues de Carvalho, o Valderi, nasceu em 22/07/1936, na pequena cidade de Mortugaba, no centro-sul bahiano. Mauro Petenuci, o Mizael, a primeira voz da dupla, nasceu em 27/02/1943, em São Pedro do Turvo, atualmente Ubirajara, outra cidade bem pequena, mas no interior paulista, situada entre Marília e Ourinhos.

Valderi começu a cantar com um irmão, na Rádio de Arapongas, no Paraná, na década de 1950. Em 1962, foi para São Paulo e lá, com Monterrey, formou a dupla Charreteiro e Xandozinho, que ganhou o primeiro lugar no programa Cuidado com a Buzina, do Sílvio Santos. Depois Valderi cantou em dupla Com Juracy. Ambas as duplas participaram de programas de rádio, mas sem gravar disco.

Já o Mizael era o Mauro, da dupla Mauro e Maurício, que também cantava em rádio. Em 1972 é que se formou a dupla Valderi e Mizael.

Os dois primeiros LPs da dupla, de 1973 e 1975, continham quase somente músicas de autoria de Goiá. Foram gravados com o nome artístico invertido de Mizael e Waldery (Waldery com w e y). Do terceiro LP em diante é que ficou Valderi e Mizael (Valderi com v e y). E foi nesse terceiro disco, pela CBS em 1977, que a dupla atingiu o sucesso.

 

 Valderi e Mizael atuaram na Rádio Record por 15 anos. E mais 5 anos na Rádio Capital.

Em 35 anos de carreira, Valderi e Mizael gravaram 18 álbuns de lançamentos (LPs e CDs). Em breves interrupções da dupla, Mizael gravou um CD com Alberto Cabanhas e outro com Carrerito.

Mizael faleceu em 2008, aos 64 anos de idade. Aí o Valderi se juntou com o Jannel, da dupla Julinho e Jannel, gravando um único CD em 2011. Essa dupla não deu continuidade: Jannel voltou com o irmão Julinho e Valderi parou de cantar.

Agradecimentos ao Valderi, atualmente com 80 anos e morando em Guarulhos, que foi muito simpático ao telefone, passando informações preciosas sobre a dupla com Mizael.

Leia Também

Últimas Notícias