quinta, 28 de março de 2024
Passeios

População conhece atrativos turísticos em comemoração ao aniversário de São Carlos

06 Nov 2018 - 07h07Por Redação
População conhece atrativos turísticos em comemoração ao aniversário de São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Levar a população para conhecer os atrativos turísticos de São Carlos, foi com esse objetivo que foram realizados três passeios durante os eventos em comemoração aos 161 anos do município. A ação foi realizada nos dias 1, 3 e 4 de novembro.

No dia 1º de novembro aconteceu o roteiro São Carlos do Pinhal à Tecnologia, com uma visita à Fazenda do Pinhal, importante atrativo turístico e ícone da fundação do município e em seguida demonstrando o cenário da tecnologia presente em nossa cidade.

No sábado, dia 3 de novembro, pela manhã, aconteceu uma Caminhada, destacando vários atrativos turísticos do município, como: o museu de São Carlos, antigas indústrias e contextualização sobre o comércio de São Carlos e a Feira de Orgânicos.

No domingo, dia 4 de novembro, data em que São Carlos comemorou 161 anos, o roteiro Tradição Cafeeira levou a população para visitar a Fazenda Santa Maria, local preservado que conta a história do café em nosso município.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia, que participou do passeio no sábado, dia 3 de novembro, o projeto é maravilhoso, inclusive para os próprios moradores da cidade. “Às vezes a gente mora num local e não conhece os pontos turísticos da cidade, além do que São Carlos recebe todos os anos muitos estudantes universitários de outras regiões do país”, disse a presidente do FSS que fez o passeio acompanhada da chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Carla Campos.

“O resultado foi muito positivo, pois a maioria dos participantes não conhecia os atrativos visitados e ficaram surpresos com o cuidado, hospitalidade e rico acervo mantido nestes locais”, finaliza Renata Rayel da agência Nomadi.

FAZENDA DO PINHAL

Um ícone da fundação do município e do desenvolvimento do estado de São Paulo, a Fazenda do Pinhal foi tombada em 1981 pelo conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephat) e, em 1987 declarada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente, após um longo período de restauro a Casa do Pinhal, funciona como um espaço destinado à pesquisa, educação e valorização histórica e patrimonial, contando com visitas monitoradas com enfoque pedagógico.

MUSEU DE SÃO CARLOS

O Museu de São Carlos está localizado na estação ferroviária, na Praça Antônio Prado, s/nº. Trabalha atualmente com exposições temáticas, que podem ser de curta ou longa duração e proporciona um resgate da história são-carlense.

FAZENDA SANTA MARIA

Desbravada em 1858 pela família do Major José Ignácio, esta fazenda conta como o café fez a riqueza do Brasil. O grande sobrado foi construído em 1887 já serviu de cenário para inúmeras novelas e filmes nacionais. O terreiro, a tulha, o aqueduto que movia a roda d’água, a senzala, a casa do capitão do mato e a capelinha registram a história dos escravos e dos imigrantes. O museu catalogado com objetos e documentos do século XIX e início do século XX e a estação de trem Monjolinho marcam o ciclo cafeeiro. A fazenda conta ainda com trilha ecológica e visitas monitoradas.

Leia Também

Últimas Notícias