sexta, 29 de março de 2024
Apresentação gratuita

Pianista André Marques participa da Série Guri Convida em São Carlos

08 Nov 2018 - 13h56Por Redação
Pianista André Marques participa da Série Guri Convida em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O pianista André Marques fará uma apresentação gratuita com o Grupo de Referência de São Carlos – Big Band, no dia 09 de novembro, às 19h, no Sesc São Carlos. Com o objetivo de promover a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes, a iniciativa faz parte do Guri Convida, série de concertos organizados pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Os encontros com os artistas convidados visam contribuir para a formação dos alunos do Grupo de Referência, viabilizando o aprimoramento técnico, a criatividade, a improvisação, a amplitude de referencial musical, as técnicas instrumentais estendidas, o uso da voz e o movimento no processo de trabalho, além da presença cênica.

Para o Guri Convida, foram selecionados artistas com carreiras consolidadas nacional e internacionalmente, com papel de difusores de conhecimento, que procuram manter a essência de cada Grupo de Referência. Há um repertório escolhido especialmente para o encontro, estruturado de acordo com as peculiaridades dos jovens.

REPERTÓRIO

André Marques e o Grupo de Referência de São Carlos – Big Band

Cantilena

Baião Feliz

Vestido Longo

Ouro Preto

Toada Para os Guris

Jongolê

Luar

Dona Conceição

Composições: André Marques

SERVIÇO: GURI CONVIDA

Pianista André Marques e o Grupo de Referência de São Carlos – Big Band

Quando: 9 de novembro

Horário: 19h

Local: Sesc São Carlos

Endereço: Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – São Carlos/SP

Entrada gratuita. Evento aberto ao público.

SOBRE ANDRÉ MARQUES

Nascido em São Paulo, André Marques é pianista, compositor, arranjador e educador musical. O artista faz parte do grupo de Hermeto Pascoal desde 1994 com o qual já excursionou por todo o mundo e participou dos mais importantes Festivais de Jazz tendo, inclusiva, sua atuação comentada em jornais como “The New York Times”, “The Guardian”, entre outros. André também possui uma sólida carreira através de várias formações musicais que já lhe renderam um total de 13 CDs gravados. É integrante do Trio Curupira, André Marques Sexteto e líder da orquestra de música instrumental Vintena Brasileira.

Como educador, leciona no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí-SP e na Faculdade Souza Lima, em São Paulo – SP, além de ministrar diversas oficinas musicais.

SOBRE O GRUPO DE REFERÊNCIA DE SÃO CALOS – BIG BAND

Composta por instrumentos de sopro (madeiras e metais), percussão, bateria, baixo elétrico, teclado e guitarra, o grupo executa um repertório eclético, com a proposta de praticar e difundir a música popular brasileira e internacional. Em 2012, participou da Rio + 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) e fez um concerto dedicado a Moacir Santos, com arranjos e regência de Rafael dos Santos. No ano seguinte, tocou ao lado de Vinícius Dorin, Nelton Essi, Sidnei Burgani e Fernando Correia. Em 2014, o grupo apresentou-se com o quarteto Eduardo Espasande, César Roversi, Sidnei Burgani e Sergio Cascapera. Em 2015, tocou com o saxofonista Rafael Leme e o guitarrista Fábio Lopes. Os moçambicanos Lalah Mahigo e Vando Infante, intercambistas do Projeto MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), foram os convidados de 2016.

Leia Também

Últimas Notícias