(16) 99963-6036
sexta, 05 de dezembro de 2025
Veja fotos

Shopping Iguatemi São Carlos realiza simulado de explosão

30 Set 2025 - 09h36Por Da redação
Shopping Iguatemi São Carlos realiza simulado de explosão - Crédito: Maycon Maximino Crédito: Maycon Maximino

O Shopping Iguatemi São Carlos, administrado pelo Grupo AD, realizou na manhã desta terça-feira (30), às 7h30, um simulado de Plano de Abandono para testar os protocolos de segurança em situações de emergência. A ação contou com a participação de lojistas, colaboradores e equipes de diferentes órgãos públicos.

Na semana anterior, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU e agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito se reuniram no shopping para alinhar estratégias e definir o plano de atuação.

O exercício simulou uma explosão em um restaurante da praça de alimentação, que resultou em princípio de incêndio. A partir daí, foi iniciado o protocolo interno: disparo de alarmes, atuação da brigada de incêndio, acionamento das forças públicas e atendimento a vítimas caracterizadas com ferimentos fictícios.

De acordo com o coordenador de segurança do Iguatemi, Saulo Dias, a iniciativa é fundamental para preparar todos os envolvidos. “É muito importante que a gente realize o exercício do simulado de abandono, pois testamos nossos protocolos, o plano de abandono e o plano de ação emergencial em conjunto com todas as forças públicas. É nesse momento que tentamos chegar ao máximo do real possível para entender o cenário e as contrarrespostas, porque, no fundo, o objetivo é salvar vidas.”

Ele detalhou ainda como foi o exercício: “O simulado foi uma explosão, dando início a um princípio de incêndio em uma das lojas da nossa praça de alimentação. O time interno começou a atuar de imediato, alarmou, acionou os brigadistas e seguiu todo o protocolo de chamar as forças públicas.”

Sobre a participação dos órgãos, Saulo reforçou a integração: “Estiveram conosco a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, os agentes de trânsito, a Guarda Municipal e também o SAMU. Além disso, participaram funcionários, lojistas, brigadistas, alguns figurantes e empresas parceiras que estiveram presentes para assistir e atuar.”

A atividade teve duração aproximada de uma hora e preparou os envolvidos para respostas rápidas e eficientes.

“O simulado permitiu garantir que todos saibam como agir em caso de emergência, fortalecendo a segurança de clientes, lojistas e colaboradores”, concluiu Saulo.

Leia Também

Últimas Notícias