(16) 99963-6036
sábado, 13 de dezembro de 2025
Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Santa Olímpia, “um pedaço da Europa” na Serra do Itaqueri

05 Ago 2017 - 05h28Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Foto: Eduardo H.F. Cunha - Foto: Eduardo H.F. Cunha -

Quem diria que a Região Turística Serra do Itaqueri, além de suas belas cachoeiras e outros atrativos naturais, teria um "cantinho europeu" considerado um dos mais importantes centros culturais da região: o bairro de Santa Olímpia, na cidade de Piracicaba. O bairro é um pequeno pedaço do Trentino no Brasil. Fundado por imigrantes tiroleses no final do século XIX, o bairro mantém hoje viva a memória e as tradições dos pioneiros, através do folclore, da gastronomia, das festas típicas e do modo de viver e falar de seus moradores (Fonte: http://www.santaolimpia.com.br/o-bairro/).

Na Europa, o Tirol é uma região histórica, que inclui o estado do Tirol, na Áustria, e a Região Autônoma Trentino-Alto Ádige, na Itália. Os trentinos são também chamados tiroleses, pois o Tirolo italiano é a porção mais ao sul do antigo Estado do Tirol, pertencente ao Império Austro-húngaro até 1918 e que após a I Guerra Mundial foi dividido entre a Áustria e a Itália. Contudo, é na região trentina que se pode notar uma verdadeira mescla cultural ítalo-germânica, já que nas demais regiões tirolesas a língua principal é a alemã. O fator linguístico nunca trouxe problemas, pois o secular convívio sempre pacífico dos tiroleses de língua alemã e italiana possibilitou uma identidade italiana aos tiroleses-trentinos. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tirol)

OS ATRATIVOS TURISTICOS

Ao chegar no bairro, a primeira impressão é realmente ter encontrado uma pequena cidade europeia da época medieval. Ao subir a primeira ladeira do bairro, avista-se a Igreja Imaculada Conceição, construída no início do século XX.

Em frente à igreja fica a praça central - Praça Padre Jacob Stenico - um local de convivência dos moradores e onde acontece a Festa da Polenta. A praça foi construída nos moldes das praças tirolesas com vários objetos decorativos, que demonstrar a cultura trentino-tirolesa. Ainda na praça foi criado o monumento centenário para homenagear os primeiros imigrantes tiroleses e sua cultura representada pela religiosidade: terço católico e economia: uva, café e cana de açúcar.

Ao lado da igreja o visitante pode conhecer uma escadaria com 90 degraus, conhecida como "Calvário" em memória aos sacrifícios de Cristo. Ao lado da escadaria, existe uma fonte de água, a fonte do Cròz e uma bela gruta. Outro ponto que merece destaque é o Centro Histórico Cultural - Museu que possui muitas fotografias e objetos que contam a história da colonização dessa região.

GRUPO DE DANÇA FOLCLÓRICA

Chamado de "Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas", crianças, jovens e adultos mantém a tradição dos colonizadores com suas danças típicas. O grupo é composto por 120 integrantes e tem quase 30 anos. (Fonte: http://www.santaolimpia.com.br). É muito emocionante assistir a um espetáculo de dança!

A FESTA DA POLENTA

O que falar da polenta? Um prato que agrada toda a família e que nos remete às lembranças de infância: um verdadeiro Comfort Food. No mês de julho, a comunidade trentino-tirolesa de Santa Olímpia celebra a Festa da Polenta, que em 2017 está em sua 21ª edição e reúne cerca de 15.000 pessoas. O principal objetivo da grande festa é promover a manutenção e divulgação da cultura trentino-tirolesa e toda a renda é revertida em projetos sociais para a própria comunidade.

Na festa são produzidos inúmeros pratos dentre as quais destacam: polenta com frango, cucagna, crauti, canerdeli, polenta brustolada, polenta frita e o famoso salsichão branco e vermelho, além de suco, vinho e cerveja. Tudo preparado pelos cozinheiros e cozinheiras de Santa Olímpia.

VISITAR SANTA OLÍMPIA

Você pode visitar o bairro a qualquer momento, porém para conhecer e conviver com a cultura trentino-tirolesa, as ocasiões mais adequadas são os eventos que acontecem na localidade.

Uma dica é entrar em contato com Ivan Correr, hábil articulador de toda a comunidade e proprietário do Café Tirol, que vale a pena visitar, mas que nesse momento deixarei para outra matéria, ou acessem o site da Associação: www.santaolimpia.com.br

Café Tirol

Rua Santa Olímpia, 160. Santa Olímpia - Piracicaba/SP

(19) 3422-0658 • (19) 99185-8268 • (19) 98191-9172

contato@cafetirol.com.br

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos no canal youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.  

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/foto_eduardo_ferin_t140.jpgEduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 41 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 17 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias