sexta, 26 de abril de 2024
Seja Mais

Frustração, como você lida com ela?

21 Ago 2018 - 07h36Por (*) Ju Ferraz
Frustração, como você lida com ela? -

Quantas vezes você esperou por algo e no fim acabou não dando certo? Provavelmente muitas vezes não é mesmo? Mas se você parar para pensar, de certa forma, isso só te fortaleceu.

Para você que ainda não sabe o que é frustração, ela é um sentimento que acontece quando algo que você espera não ocorre e seu desejo não se satisfaz. Geralmente a frustração vem quando colocamos muita expectativas sobre algo ou alguém, quanto maior a expectativa, maior será a frustração caso não aconteça o que quer ou a pessoa não seja como você idealiza.

Se você começar a observar os acontecimentos do dia, verá o quanto este sentimento pode influenciar em como vivemos, nossas escolhas, nossos relacionamentos, nossa carreira e o quanto podemos aprender com este sentimento se prestarmos atenção às respostas que ele nos traz em cada situação ou desafio vivido.

De primeira pode parecer algo ruim, porém, a frustração vem para nos fortalecer diante dos desafios que a vida nos traz e quanto mais a usamos como força, mais nosso emocional vai se tornando firme e mais conseguimos tomar decisões ou chegar em soluções antes nunca pensada.

Com o avanço da tecnologia a nova geração está ficando com baixa resistência a frustração, pois o fato dos relacionamentos uns com os outros serem cada vez mais distantes pessoalmente e os pais atenderem os desejos de seus filhos prontamente, com a mínima ou praticamente nenhuma negociação não os fortalece para resistirem ao que a vida irá trazer como aprendizado.

Quando nos relacionamos diretamente com as pessoas aprendemos a entender o outro em sua essência, diminuímos os julgamentos, nos conectamos através do amor fraterno, diminuímos o risco de doenças como depressão, fortalecemos nosso emocional para encarar decepções, resolver situações difíceis com maior facilidade, enfim, aprendemos a cair e a levantar mesmo com decepção, desgosto, desilusão, insatisfação e insucesso. Infelizmente, este relacionamento que precisamos para ser usado como “anticorpos” diante da vida está caindo bruscamente. A maioria das pessoas só conversam se for pelas redes sociais, pelos aplicativos, sem encarar a realidade, sem aprender a se decepcionar ou a se frustrar, com isso estão crescendo doentes e fracos. Estão sendo formados adultos ansiosos, inseguros, intolerantes, depressivos e insensíveis.

A frustração não se trata de sofrimento, mas de fortalecimento, gerando autoestima, respeito ao próximo, entendimento à hierarquia, desenvolvimento da capacidade de esperar e do adiamento da satisfação por conta de alcançar um objetivo maior.

Entendendo melhor o que é frustração e os benefícios que ela pode trazer se for usada como fortalecimento emocional, deixo algumas dicas de como se manter firme e resiliente diante de uma situação ou momento frustrante em sua vida:

Não desista diante dos desafios, use-os como força;

-Foque no positivo e no resultado;

-Seja flexível diante dos acontecimentos e esteja aberto a aprender sempre o novo;

-Sempre que se sentir perdido(a), peça ajuda ou invista no seu autoconhecimento, isso irá fazer de você mais forte do que imagina.

Reveja sua vida e como pode aprender com ela sempre!

Abraços e até o próximo artigo!

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias