sexta, 19 de abril de 2024
Próxima Viagem

As coxinhas douradas de Bueno de Andrada

25 Ago 2018 - 06h50Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
As coxinhas douradas de Bueno de Andrada - Crédito: (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha Crédito: (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha

E não é que Ignácio de Loyola Brandão tinha razão? As coxinhas douradas de Bueno de Andrada, realmente, são espetaculares. O título dessa matéria é uma homenagem ao escritor que escreveu em suas crônicas para o jornal “O Estado de São Paulo” em 23 de março de 2001, e que transformou o Bueno de Andrada, um pequeno distrito de Araraquara, marcado pela presença da ferrovia no passado e agora do Turismo Gastronômico.

Aos finais de semana, o distrito é visitado por milhares de pessoas: ciclistas que fazem do distrito uma parada obrigatória, motociclistas que vem de toda região para passear e provar as coxinhas douradas e veículos que chegam com famílias ávidas a provar a gastronomia simples.

BAR E MERCEARIA FREITAS

As originais coxinhas são produzidas há mais de 60 anos pelo Bar e Mercearia Freitas, que ainda mantém em Bueno de Andrada um estabelecimento tradicional, sem alterações, onde os clientes fazem o pedido no balcão da mercearia. Obviamente, para atender à demanda dos visitantes, foi construído ao lado da mercearia, um espaço bem agradável com mesas e cadeiras, sanitários e uma área para entretenimento das crianças.

AS COXINHAS DOURADAS

Atualmente, o estabelecimento produz uma grande variedade de coxinhas. A Tradicional é feita com peito frango, colorau e temperado com cheiro verde, especiarias e pimentas, sempre acompanhado com tradicional molho de pimenta.

Além da Coxinha Tradicional, não deixe de experimentar o seu variado cardápio: Franco com Catupiry, Quatro Queijos, Carne Moída, Presunto e Queijo, Calabresa com Catupiry, Coxinha sem Colorau, Brócolis, Pernil com Bacon, Mortadela com Queijo, Coxinha Vegana, Coxinha de Feijoada, Coxibe (coxinha-quibe), Coxinha Nutella. Ahhhh, e como sugestão o Suco de Laranja Natural.

A FERROVIA NO DISTRITO

O passado mostra o tempo áureo da ferrovia, e ainda hoje o trem passa pelo local, mas ao invés de passageiros, o comércio e transporte de cargas usufrui dessa infraestrutura. A antiga estação, muito bem preservada, mantém hoje um espaço para artesanato e produtos locais como a Cachaça do Horto e o Licor da Fia, produzido no Assentamento 4 da Fazenda Monte Alegre.

Visitar Bueno de Andrada é uma experiência única, mas sugiro que a visita aconteça em horário em que a maior atração, o “Bar e Mercearia Freitas”, esteja aberto (de terça à domingo, das 9h às 22h).

Mais informações acesse: www.coxinhasdouradas.com.br

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos. Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Eduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 42 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 18 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial

Leia Também

Últimas Notícias