sexta, 26 de abril de 2024
Seja Mais

Aprenda com as experiências de outras pessoas

16 Jul 2019 - 07h06Por (*) Ju Ferraz
Aprenda com as experiências de outras pessoas -

Você costuma escutar atentamente as pessoas com quem você conversa?

O que você aprende com elas quando você as escuta?

Quando nós escutamos atentamente o que a outra pessoa nos diz, nós aprendemos muito com as experiências dela. Para isso, é preciso realmente, ESCUTAR ATENTAMENTE o que o outro tem a nos dizer e não simplesmente ouvir e atropelar com palavras soltas a pessoa com quem estamos conversando.

Se pararmos para observar, muitas vezes, nós queremos tanto impor nosso ponto de vista ou simplesmente reclamar algo de nossa vida para as pessoas com quem conversamos em casa ou no trabalho, que não percebemos e nem escutamos nada do que nos é dito. Pois escutar atentamente, é diferente de simplesmente ouvir.

Quando escutamos de verdade a outra pessoa conseguimos sentir a dor ou alegria com a qual ela nos fala sobre determinado acontecimento, pois nos concentramos de coração e mente aberta ao que a outra pessoa nos diz. E quando, simplesmente ouvimos, nós estamos olhando para a outra pessoa, mas a nossa vontade de

 falar é tão grande, que quando a pessoa acaba de nos contar algo, já nem lembramos mais o que foi, pois não estamos atento ao assunto que nos é pronunciado.

Todo nós somos um complemento do outro e quando não ficamos atento em uma conversa, podemos perder oportunidades incríveis de crescimento e evolução. Estamos sempre aprendendo com a experiência das outras pessoas, assim como elas com a nossa. E tudo tem seu momento, o de falar e o de escutar.

Aprender com as experiências das outras pessoas não significa que você terá que ficar o tempo todo escutando sem saber o momento de se impor ou tendo que suportar assuntos degradantes e repetitivos, que não levam a lugar algum.

O escutar e aprender ao qual me refiro neste artigo é por alguns instantes se colocar no lugar da outra pessoa e de alguma forma levar consigo toda palavra ou experiência que podem ser úteis para sua evolução. Assim como, compartilhar também experiências e situações que possam ser úteis para o outro.

Comece a observar quando você conversa com as outras pessoas e veja como você se comporta, e se, o assunto conversado for útil para desenvolvimento e agregar valor para ambas as vidas, realmente escute e transforme todo bate-papo em uma grande possibilidade de aprendizado.

Que o autoconhecimento e aprendizado faça sempre parte de sua vida, muito obrigada, um grande abraço até o próximo artigo!

(*) A autora é Palestrante Motivacional, Escritora, Professora, Facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias