Menu
quinta, 21 de outubro de 2021
Saúde Emocional com Max Reis

10 dicas e 10 conselhos para superar o término do relacionamento

O termino de um ciclo é difícil, mas seguir em frente é essencial

05 Out 2021 - 12h59Por Max Reis
maxreisperfil - maxreisperfil -
Terminar um relacionamento não é fácil e pode, inclusive, afetar a qualidade de vida por gerar sentimentos de tristeza, frustração e decepção. Você sente como se tivessem arrancado uma parte sua, deixando um vazio enorme e fica em pânico ao imaginar que, a partir de agora, está sozinha. Não importa se a sua relação durou três meses ou dez anos, você viveu momentos importantes com a outra pessoa e deixar tudo isso para trás é um processo doloroso.
 
E então surge a pergunta: como superar o fim de um relacionamento?
 
Somente quem já passou sabe da dor do termino, mas mesmo assim podemos afirmar que é possível transformar essa etapa dolorosa em uma fase maravilhosa da sua vida, priorizando sua autoestima, amor próprio e valorização pessoal.
 
1. Viva o luto, mas saiba quando buscar ajuda
A terapia traz a ideia que é importante neste primeiro momento, viver a fase do luto e entender a tristeza pelo fim do relacionamento como algo normal, aceitando as emoções e chorando as lágrimas necessárias. Aos poucos, porém, é necessário "ressurgir das cinzas" e, caso o sentimento interfira no dia a dia, é importante procurar ajuda profissional.
 
2. Mesmo que temporariamente, afaste-se
A recomendação na terapia é, mesmo que temporariamente, um afastamento para se recuperar e curar a dependência emocional em relação à outra pessoa. "Depois, com mais maturidade, é possível criar um novo modelo de convivência entre as pessoas envolvidas" caso tenha essa oportunidade.
 
3. Desapegue da dependência emocional
O ser humano tem uma tendência a depender emocionalmente de uma outra pessoa e a criar expectativas em cima de um relacionamento. Assim, depois do término, a maior dificuldade, mas também o aspecto mais importante, é desapegar deste cenário em que a outra pessoa estava incluída, como os planos para o futuro, por exemplo.
Lembre-se: outras pessoas podem trazer felicidade, mas cada indivíduo é completo por si só. Entendendo isso é possível ter uma relação mais saudável consigo e com os outros.
 
4. Foque em conhecer-se melhor
Logo após o término de um relacionamento, é normal sentir um espaço vazio onde antes tinha o convívio e contato constante com alguém. Será importante preencher esse espaço e manter-se em movimento, buscando realizar coisas diferentes ou resgatar sonhos e atividades do passado. E agora esse "reencontro com a própria identidade", sendo um "eu sem o outro", é de extrema importância neste término de relacionamento. Com isso, as noções de amor-próprio, autoconhecimento irão ser importantíssimo para a superação, e sempre conte com ajuda profissional.
- Dedique-se à própria vida
- Saiba o seu valor, exercitando o autoamor e autoconfiança
- Trabalhe para se conhecer mais
- Busque apoio nas amizades e em familiares
- Resgate algum hobbie ou projeto do passado
- Termine algo que foi deixado inacabado, como um curso
- Tente coisas novas que nunca pensou em fazer ou que sempre quis tentar
- Estude novas filosofias, como as orientais, que podem ajudar no entendimento de sentimentos difíceis
- Faça esportes e práticas como o Yoga serão peças-chave para superar o término de relacionamento.
 
5. Revise sua culpa
Ao mesmo tempo, tente não se culpar tanto ou ao menos revise parte dessa culpa que tem pelo fim da relação. Não é fácil atribuir culpa de um fim de relacionamento a alguém. Na maioria dos casos, as duas pessoas do casal são responsáveis pelo término.
Assim, independente se você acredita que não tem culpa alguma, ou toda culpa do mundo, se esforce para equilibrar esse sentimento. Depois do término de um namoro, não adianta alimentar uma raiva contra você ou com o outro, isso só fará com que o processo de superação demore mais. Agora que o relacionamento acabou, tente seguir em frente e tente não pensar tanto de quem foi a culpa.
 
6. Pense no seu futuro
Quando um relacionamento termina, muitas vezes nos sentimos perdidos ou acreditamos que agora nossa vida tem um vazio. Isso acontece muitas vezes por que em uma relação fazemos planos com a pessoa amada para um futuro que queremos passar juntos. Quando há um fim de relacionamento, no entanto, todos esses objetivos e metas que foram traçados não têm mais validade.
Por isso, um dos melhores conselhos que podemos te dar é que, depois de um término de namoro ou casamento, pense no que você quer fazer ou conquistar para o seu futuro. Faça planos, trace metas, busque objetivos que você quer realizar. De início, seus planos não têm que ser os mais elaborados, comece com algo mais simples.
 
7. Cuide de você
Em um fim de relacionamento é comum se descuidar ou se esquecer um pouco. Depois de um término de namoro, por exemplo, muitas vezes só queremos ficar em casa na cama sem fazer nada. E mesmo que refletir sobre o que aconteceu seja importante para superá-lo, também é essencial não esquecer de se cuidar.
Assim, para melhorar um pouco essa depressão "pós-fim de namoro", tire o pijama, tome um bom banho quente, volte a se alimentar de forma saudável e a fazer exercícios e saia com os amigos.
 
8. Faça coisas que você gosta
Já sabemos e falamos que é normal se sentir um pouco deprimido com um fim de relacionamento. No entanto, fazer coisas que gostamos pode nos ajudar e aliviar essa sensação de tristeza e desesperança. Então, assista a filmes, saia com amigos, vá a um parque, coma comidas gostosas, faça atividade física, comece a fazer algum curso; ou seja, se divirta.
 
9. Dê tempo ao tempo
Esse conselho pode parecer óbvio, mas é muito útil. Términos nunca são fáceis, mas com o tempo eles são superados. No fim, tempo é a palavra-chave. É normal você pensar no seu ex ou no fim de relacionamento depois que ele acontece.
Durante esse período, fale de seus sentimentos, se apoie nos conselhos de seus amigos, comece a pensar no seu futuro, faça coisas que te façam feliz ou até mesmo procure estravasar sair dessa, fazer coisas novas e inusitadas.
 
10. Há um lado positivo (mesmo que você ainda não esteja vendo)
"Temos a oportunidade de entender cada relacionamento como uma experiência de vida. Então, aprender a tirar proveito de uma situação "ruim", pode ter um significado inimaginável na vida da pessoa".
 
No início do término todos os sentimentos estão à flor da pele e é normal questionar-se sobre a situação. Mas é essencial reconhecer que, mais importante do que saber o motivo que levou ao término, é a aceitação do agora e o entendimento de que é um bom momento para observar as novas e inúmeras oportunidades que podem ser vividas consigo, com os outros e com o mundo.
 
Além das 10 dicas, seguem mais 10 conselhos para lidar melhor com o termino
 
Além das mencionadas acima, existem outras 10 chaves essenciais para lidar melhor com o término:
 
1. Não mantenha contato com o ex pelo menos em um primeiro momento. Tente não ligar para ele ou encontrá-lo.
 
2. Afaste-se por um tempo das redes sociais e, se precisar, bloqueie ou exclua o seu ex. Fazer isso não é um sinal de fraqueza.
 
3. Passe mais tempo ao ar livre. Respirar ar puro é bom para acalmar e para colocar os pensamentos em ordem.
 
4. Viaje. Nada melhor para superar um fim de relacionamento que conhecer novos lugares e pessoas e ter contato com novas experiências.
 
5. Adote um bichinho de estimação. Se você gostar de animais, a companhia de um gatinho ou de um cachorro fofo pode ajudar no seu humor.
 
6. Escute músicas alegres. Todos nós temos uma playlist ou uma seleção de músicas tristes ou "de bad" que gostamos de escutar quando estamos mais para baixo. No entanto, depois de um término tente fazer o contrário e coloque músicas que te deixem alegre para tocar a todo volume.
 
7. Use sua criatividade para superar um fim de relacionamento. Gosta de escrever ou de desenhar? Então porque não usar esse momento mais difícil de inspiração para um trabalho artístico? Um exemplo pode ser escrever frases de fim de relacionamento ou mensagens de fim de relacionamento autorais.
 
8. Faça uma lista com os motivos pelos quais a relação terminou. Dessa maneira, toda vez que você estiver na dúvida de porque o relacionamento terminou você pode olhar essa lista e se lembrar.
 
9. Não acredite tanto no "felizes para sempre". Você irá encontrar uma nova pessoa que te fará feliz, não tenha dúvidas disso. No entanto, ao mesmo tempo não compare qualquer novo relacionamento com um conto de fadas.
 
10. Faça uma lista com todas as coisas positivas na sua vida. Assim, quando a saudade ou a tristeza bater, você poderá se lembrar de todas as coisas boas que estão acontecendo na sua vida e de tudo pelo que você deve ficar grato.
 
E sempre conte com um terapeuta que você se identifique para ajudar a passar por esse período com maturidade e aprendizado.
maxreisrodape

Leia Também

Últimas Notícias