(16) 99963-6036
domingo, 14 de dezembro de 2025
Cidade

São Carlos define os novos conselheiros tutelares

Neste domingo, das 8h ás 17h serão conhecidos as 20 pessoas que irão iniciar as atividades no dia 10 de janeiro de 2016

02 Out 2015 - 10h18Por Pedro Maciel
0 - 0 -

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes realiza neste domingo, das 8h às 17h, em São Carlos a eleição que escolherá entre 36 pessoas (homens e mulheres), 20 conselheiros titulares e suplentes para o Conselho Tutelar de Menores que a partir do dia 10 de janeiro de 2016 assumirão seus postos.

Após eleitos, os novos conselheiros devem ser fixados para um trabalho junto às crianças e adolescentes de São Carlos por quatro anos e não mais três como era anteriormente estipulado por lei.

Maria Auxiliadora Soares de Farias, presidente do Conselho Tutelar informou que os eleitores para votar em um dos 36 candidatos (10 da região do conselho 1 e 26 da região do conselho 2) tem que ter no mínimo 16 anos e possuir o titulo de eleitor. Para votar todos devem levar além do titulo eleitoral, um documento com foto (RG, CNH) e um comprovante de residência (conta de água, Luz,) para comprovar que está cooperando com sua região e para que a eleição tenha lisura.

CONSELHOS TUTELARES

Maria Auxiliadora afirmou que 20 pessoas serão eleitas. Destas, cinco devem trabalhar no "Conselho Tutelar 1" que será no Cidade Aracy e atenderá a população daquele bairro bem como do Antenor Garcia, Presidente Collor, Parque Novo Mundo, Planalto Verde e o novo empreendimento (casas populares) que serão entregues na região do Jardim Zavaglia ainda no final deste ano. Outros cinco conselheiros serão suplentes e podem ser fixados no decorrer do processo.

Já o "Conselho Tutelar 2" será fixado onde atualmente encontra-se o conselho tutelar da rua Marechal Deodoro, o qual será responsável pelos trabalhos entre a serra do Cidade Aracy, os demais bairros da cidade e também os sub-distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

LOCAIS DE VOTAÇÃO 

Os locais de votação são: Biblioteca Municipal Amadeu Amaral, localizada na rua 13 de maio, 2000, centro, EMEB Angelina Dagnone de Mello, localizada na rua José Ferreira, s/nº - Santa Felícia, EMEB Carmine Botta, localizada na rua Philomena Fauvel, 261, na Boa Vista, EMEB Antônio Stelaa Moruzzi, localizada na rua Teotônio Vilela, 501, no jardim Tamgará, EMEB Professora Dalila Galli, localizada na rua Rio Paraguai, s/nº no Joquei Clube, EMEB Arthur Natalino Deriggi, localizada na rua José Francisco Bicaletto, 13, Cidade Aracy II, EMEB Professor Afonso Fioca Vitali (CAIC), localizada na avenida Regit Arab, s/nº na Cidade Aracy I, Armazém Cultura de Água Vermelha, localizado na rua Bela Cintra, 77, no sub-distrito de Água Vermelha, PID Santa Eudóxia, localizado na rua Floriano Peixoto, 13, no Sub-distrito de Santa Eudóxia, Nave Sal da terra, localizada na rua Deputado Antônio Donato, 428, no Jardim Zavaglia, CRAS São Carlos VIII, localizada na rua Luiz Luchese Filho, no bairro São Carlos VIII e Centro da Juventude Elaine Viviane, localizado na avenida Paulo VI, 1.000, Jardim Monte Carlo. Maria Auxiliadora fez questão de frisar que o voto é secreto e que os 36 candidatos preenchem todos os requisitos para assumir o cargo de conselheiro de menores, uma vem que uma das exigências é ter trabalhado com crianças e adolescentes por no mínimo dois anos, não possuir antecedentes criminais e outros requisitos pertinentes a função. Ainda segundo ela os novos conselheiros terão mandato de quatro anos a partir do dia 10 de Janeiro de 2016.

SEGUNDO CONSELHO

Uma pesquisa divulgada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República  mostra que 71,5% dos candidatos a conselheiros tutelares são mulheres, mais da metade têm entre 21 e 34 anos e 22,5% curso superior. De acordo com a secretaria, o Brasil tem 5.956 conselhos tutelares instalados em 5.559 municípios. Alguns municípios têm mais de um. A cidade de São Carlos passa a contra com o segundo conselho devido possuir cerca de 240 mil habitantes e segundo o regimento cada município deverá ter no mínimo um conselho tutelar para um grupo de 100 mil habitantes. A previsão é que a partir de 2020 o município passe a contar com um terceiro conselho tutelar. Os conselhos tutelares são órgãos autônomos e permanentes, que integram a administração pública municipal. Para conhecer os candidatos e os locais de votação, as pessoas devem procurar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Leia Também

Últimas Notícias