sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Profissionais do Samu e UPA participam de curso de suporte básico de vida

08 Set 2015 - 19h59
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar (DGCH), em parceria com a Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga, iniciou nesta terça-feira (8), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Felícia, o curso “Suporte Básico de Vida”.

A atividade está sendo ministrada pelo suboficial e enfermeiro da AFA, Luiz Cesário Paes Leme, para profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

Segundo Regiane Figueira Spósito, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar, a capacitação tem como objetivo atualizar os profissionais das portas de entrada de urgência e emergência no reconhecimento de uma situação de parada cardiorrespiratória. “O curso de Suporte Básico de Vida é uma metodologia internacionalmente reconhecida para orientar e preparar profissionais de saúde no atendimento da parada cardiorrespiratória e desobstrução de vias aéreas”.

Para Luiz Cesário Paes Leme, suboficial e enfermeiro da AFA, os profissionais do SAMU relembram o que eles já sabem e os da UPA estão vivenciando o que o pessoal do SAMU passa na rua. “Estamos integrando o SAMU com a UPA para que todos falem a mesma língua, para que o pessoal que está na UPA recebendo aquela vítima do SAMU, saiba quais foram os procedimentos já executados pelos colegas. Essa integração é de vital importância, porque melhora muito a assistência que podemos dar aos pacientes. Os cinco primeiros minutos após um acidente ou mal súbito são os mais críticos para a vítima. Essa atualização otimiza a prestação de serviço, podendo ser o diferencial na hora de salvar uma vida”.

O curso, com turmas de no máximo 20 alunos, também será oferecido nos dias 15 e 16, 22 e 23 e 29 e 30 de setembro.

Leia Também

Últimas Notícias