quinta, 28 de março de 2024
"O Pau do Brasil"

Professor da UFSCar lança livro de poesias na Flip

21 Jul 2018 - 09h28Por Redação
Professor da UFSCar lança livro de poesias na Flip - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

"Diante de um país travestido numa babel de vozes dissonantes, na encruzilhada de um destino que não oferece outra alternativa senão a tentativa desesperada de fugir ao caos e renascer, como Fênix, dos escombros de que somos vítimas, esse livro é uma insurgência e também um farol". É assim que o escritor Ronaldo Cagiano definiu o livro "O Pau do Brasil" (Editora Urutau) em sua crítica publicada no jornal Correio Braziliense. A terceira edição da obra, de autoria de Wilson Alves-Bezerra, professor do Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) será lançada na Casa do Desejo, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre os dias 25 e 29 de julho.

Retomando a tradição do modernista Oswald de Andrade, com humor e citações irônicas, o livro constrói um panorama do Brasil sob a crise política, trazendo uma série de citações e alusões, como no caso dos títulos das partes. "Um dos pressupostos é colocar em confronto os discursos que estão em jogo em nosso momento histórico: Oswald de Andrade, Gláuber Rocha e Francis Fukuyama podem de algum modo lançar luz sobre os três movimentos que compõe a narrativa da obra", explicou Alves-Bezerra no lançamento da primeira edição, em junho de 2016.

No livro, o autor utilizou como fonte das poesias discursos políticos e, inclusive, conversas grampeadas e veiculadas pelas mídias. Para ele, os autores Oswald de Andrade e Jorge Luis Borges ensinam que deslocar um texto de uma revista ou de um livro de história a um livro de poesia faz dele um novo texto, dando-lhe uma nova legibilidade. "A poesia tem o poder de perturbar a linguagem, desnaturalizar os discursos que se repetem e se desgastam. Se o poeta ainda tem algum papel em nosso mundo contemporâneo é o de não deixar ninguém indiferente diante de uma página impressa", ressaltou o autor, que foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti, na categoria Escolha do Leitor - Poesia, com o livro "Vertigens" (Editora Iluminuras).

O lançamento da obra "O Pau do Brasil" será no dia 28 de julho, às 17 horas, na Casa do Desejo, que fica localizada na Rua Benedito Telmo Coupê (antiga Rua Fresca), 277, no Centro Histórico de Paraty (RJ). Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no Facebook, no endereço https://bit.ly/2uFMhni.

Leia Também

Últimas Notícias