(16) 99963-6036
domingo, 14 de dezembro de 2025
Cidade

MEC valida infraestrutura da Santa Casa para novos programas de Residência Médica

14 Fev 2017 - 18h04Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Santa Casa São Carlos, através do Departamento de Ensino, recebeu na manhã desta terça-feira, 14, a Comissão Estadual de Residência Médica do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A visita fez parte do processo de credenciamento a novos programas de Residência Médica em Anestesiologia, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia.

Na avaliação do coordenador da Comissão De Residência Médica (Coreme/SP), o médico cardiologista e professor da Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp, Reinaldo Bulgarelli Bestetti, a infraestrutura da Santa Casa está adequada para abrigar os novos programas de Residência Médica e mantém em atividade os programas já existentes.

"Não há o que desabone a estrutura da Santa Casa. Serão necessários alguns ajustes, mas nada diferente do que em qualquer outro lugar que inicia um novo programa. A Santa Casa está de parabéns", ressaltou Bestetti.

O encontro contou ainda com a vistoria dos médicos e professores da Unaerp, Ângelo do Carmo Silva Matthes e Rosemary Aparecida Furlan Daniel, que alinharam suas avaliações ao do coordenador da Coreme indicando que o projeto traçado para a Residência Médica pela Santa Casa está no rumo certo.

A Instituição criou em 2013 os programas em Ortopedia, Pediatria, Clínica Médica e Cirurgia Geral. Médicos preceptores e residentes dessas especialidades também foram avaliados pela equipe do MEC, com entrevistas e visita aos locais de trabalho e aula.

Na avaliação do professor e coordenador do Departamento de Ensino da Santa Casa, Carlos Fischer de Toledo, a inclusão de novos programas de Residência Médica está na meta do Departamento de Ensino, como também a manutenção dos já existentes, na perspectiva de transformar a Santa Casa em um hospital de ensino nos próximos anos.

Para o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior a expansão do Departamento de Ensino só vem coroar os bons resultados que a Instituição vem computando no segmento da Educação e formação de novos profissionais da Saúde.

"Hoje além dos residentes que já atuam na Santa Casa, abrigamos estudantes de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Brasil de Fernandópolis, além de estágios dos cursos de Enfermagem instalados na cidade", contabilizou Morillas.

A Reunião contou com o secretário Municipal de Saúde, Carlos Eduardo Colense, membros da Mesa Administrativa e equipe da Administração da Santa casa.

O Departamento de Ensino solicitou à Comissão Nacional de Residência Médica do MEC o certificado de validade nacional, nos Programas de Residência Médica a serem credenciados e os que já estão em funcionamento na Instituição, de acordo com o Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977.

Leia Também

Últimas Notícias