sábado, 27 de abril de 2024
Cidade

Estrada de acesso ao IFSP deve receber sistema de drenagem e iluminação

22 Nov 2017 - 19h47Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Os secretários municipais Edson Fermiano (Governo) e Mariel Olmo (Serviços Públicos), receberam na manhã desta quarta-feira, 22, no Paço Municipal, o diretor do Campus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), Rivelli da Silva Pinto, e os vereadores Elton Carvalho e Luís Enrique Carmelo (Kiki). A pauta principal da reunião foi um pedido da direção do IFSP e dos parlamentares para que a Prefeitura de São Carlos promova a implantação de um sistema de drenagem das águas pluviais e iluminação pública da estrada municipal que dá acesso ao Instituto, localizado na área norte da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), asfaltada ano passado.

Rivelli da Silva Pinto, diretor do IFSP, ressaltou que a falta de drenagem e iluminação é uma demanda que agora está sendo resolvida em diálogo com a Prefeitura. "A Prefeitura se comprometeu em fazer a drenagem da estrada e implantar a iluminação para reduzir os riscos para os alunos".

Rivelli ressaltou, ainda, que o IFSP é parceiro da Prefeitura de São Carlos, já que desenvolveu alguns programas para a área de saúde e também está oferecendo um pacote de cursos de formação para os servidores municipais e professores. "O IFSP vem das antigas escolas técnicas federais, oferece em São Carlos cursos técnicos, de ensino médio, superior, pós-graduação e extensão com formação para 1.200 alunos, sendo 95% de São Carlos", finalizou.

Para o vereador Luis Enrique Carmelo (Kiki) não é possível conceber um Instituto com tecnologia de ponta com uma estrada de acesso tão precária. "Até então não tínhamos orçamento nem previsão de conclusão, agora o que me parece às coisas mudaram, os secretários se comprometeram em fazer o orçamento de iluminação e também fazer a drenagem da água que tem tomado parte dessa via de acesso ao IFSP. Saio da reunião muito otimista certo de que nós começamos a visualizar modos de solucionar essa questão para os funcionários e alunos que frequentam o Instituto e que passam por uma estrada sem iluminação e com muita água. Vamos ficar à espera de valores para que se possível até o primeiro semestre do ano que vem a gente consiga resolver esse problema", finalizou Kiki.

O vereador Elton Carvalho ficou satisfeito com o resultado da reunião e agradeceu aos secretários Edson Fermiano, Mariel Olmo e Reginaldo Peronti pelo atendimento. As ações segundo o vereador Elton Carvalho irão impactar as rotinas de alunos, além de todos que fazem uso das instalações IFSP. "O secretário Mariel se comprometeu em elaborar o projeto de iluminação pública e, juntamente com o secretário Reginaldo Peronti o projeto do sistema de drenagem. Nos próximos dias já teremos uma estimativa dos prazos e custos envolvidos para realizar as adequações", disse Carvalho.

"A situação na região é crítica e os alunos, servidores e docentes do IFSP correm risco de acidentes continuamente, inclusive, atendi um aluno do instituto na USF Jockey Club com escoriações causadas por um acidente naquele local", complementou o vereador Elton Carvalho.

O secretário de Governo, Edson Fermiano, também concordou que a reunião foi produtiva e as intervenções serão feitas após a elaboração de um projeto pela Secretaria de Obras Públicas. "A reivindicação é justa, assim como o acompanhamento dos vereadores Elton e Kiki, pessoas que se preocupam em fiscalizar os serviços para a população, tenho certeza que os secretários Peronti e Mariel vão conseguir realizar o serviço o mais rápido possível, tendo em vista a necessidade premente", disse Fermiano.

O secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, fez uma visita no local e afirmou que "a solicitação é pertinente, nós vamos trabalhar junto com a Secretaria de Obras no projeto e assim que ele for elaborado e entregue para a Secretaria de Serviços Públicos nós vamos realizar a licitação para a execução da obra", informou Olmo.

Leia Também

Últimas Notícias