Marmo durante a competição do final de semana: terceira colocação após braçadas de superação - Crédito: DivulgaçãoO nadador Carlos Renato Marmo, 45 anos, engenheiro civil, brilhou na 54ª Travessia 14 Bis, realizada na manhã de sábado, 5, entre Bertioga e Guarujá. Foram 24 quilômetros de superação em águas abertas. A prova é a maior e considerada a mais tradicional ultramaratona aquática do Brasil.
Marmo conquistou a terceira colocação na categoria 45-50 anos, com o tempo de 6 horas e 5 minutos. Segundo ele, a natação em águas abertas cresce no Brasil, inclusive em São Carlos.
Em entrevista ao São Carlos Agora, o nadador que se especializou em provas longas disse que é natural de Itu/SP, mas se mudou para Rio Branco/AC, e desde criança se dedicou às práticas esportivas e chegou a praticar basquete e futebol. Por fim, natação em piscinas, mas em provas curtas. Após ingressar na universidade, interrompeu por um período as atividades. Porém sentiu a necessidade de voltar a competir.
Neste período, ainda em Rio Branco, passou a competir por um clube da cidade, mas como atleta amador.
Em 2015, a trabalho, se transferiu para São Carlos e ao perceber que no Estado as competições ocorriam em maior escala e já treinando provas de fundo na piscina, começou a se especializar em águas abertas, mudando os seus treinos.
“Minhas atividades são regulares. Toda semana, na fase de preparação, nado de 25 a 30 quilômetros. Durante a pré-temporada, uns 20 km por semana. Mas próximo às provas, tem a fase do polimento.
GOSTO DO ESPORTE
Na Travessia 14 BIS, Marmo salientou que em sua categoria haviam 18 competidores. Mas participaram mais de 200 atletas de todo o país. “A elite estava presente”, garantiu.
Desde que ingressou nas provas de águas abertas, em 2015, afirmou que já participou de mais de 30 provas em todo o país. “Busco sempre a superação. Gosto de praticar esta atividade e tento manter uma vida saudável e ter sempre novos desafios”, garantiu.
MAIORES DISTÂNCIAS
O “apetite” de Marmo não para por aí. No dia 4 de dezembro, domingo, disse que irá representar São Carlos na Travessia do Canal de Pereira Barreto. Serão mais 9,8 quilômetros de natação em águas abertas e será o encerramento de sua temporada.
Porém, adiantou que não irá parar os treinos até o final do ano. “Um descanso de uma semana para as festas natalinas”, disse.
Mas, em janeiro, retorna aos treinos uma vez que poderá disputar em abril de 2023 a Volta da Ilha do Mel, uma prova que tem 23 quilômetros de extensão e acontece no litoral paranaense. “Mas esta prova ainda não está confirmada”, finalizou.










